05 NOV 2021
SAÚDE: Centro de Especialidades Médicas é inaugurado

A solenidade de inauguração foi realizada nessa quinta-feira (4) e contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, do Prefeito Igor Santos, do Secretário Municipal de Saúde Vinicius Biulchi, do Secretário de Obras e Infraestrutura, Pedro Adjuto, do Deputado Federal Zé Vitor (PL), o Deputado Estadual Dorgal Andrada (Patriota), o Presidente da Câmara de Vereadores de Paracatu, Manoel Alves, o Pró-reitor da Universidade Atenas, Roberto Rabelo, do Diretor de operações da Kinroos, Rodrigo Gomides e do filho do ex-prefeito homenageado, Diógenes Soares.

Com horário de funcionamento das 7h às 22h, o CEM passa a oferecer para a população 24 especialidades médicas e não médicas. As unidades  Clínica da mulher, Posto do Alto do Córrego, Clínica rural e Clínica de Fisioterapia compõem o Centro, localizado no Bairro Santa Lúcia.

VISÃO

A construção do Cem foi uma iniciativa da gestão atual, que enxergou no espaço do antigo Hospital Santa Lucia uma oportunidade de crescimento para a saúde local. Toda a obra de reforma do espaço foi realizada através de doações feitas pela iniciativa privada.

“Em um momento em que muitos diziam que era impossível uma obra dessa dimensão em um curto espaço de tempo, partimos para a ação, e mesmo em um período crítico de pandemia,  nos unimos e conseguimos alcançar nosso objetivo de oferecer para a sociedade uma unidade de saúde que nos trará acolhimento” afirmou o Pró-reitor da Universidade Atenas, Roberto Rabelo.

Avanços na saúde

Durante a inauguração, o prefeito Igor Santos e o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciaram grandes conquistas para a saúde do município, a criação da UTI neonatal e pediátrica e a aquisição de um novo tomógrafo para o Hospital Municipal.

“Parabenizo a gestão do Prefeito Igor Santos e a todas as empresas envolvidas pelo legado deixado na saúde nessa data. Paracatu está no caminho certo da boa assistência, investindo na atenção primária, ambulatorial especializada e hospitalar”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, que reforçou os futuros investimentos na saúde, como a implantação do SAMU Regional e abertura de novos leitos.

O Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Biulchi, comemorou com muita emoção a entrega do CEM para a população. “Com a entrega do CEM, uma obra do povo para o povo, percebemos que a população soube reconhecer a importância dos profissionais de saúde. A pandemia nos mostrou que dependemos um dos outros e com a doação e colaboração de todos que acreditaram nesse sonho estamos entregando uma obra que surgiu da nossa fé. Nós, profissionais, temos a obrigação de atender a população de Paracatu com excelência e é isso que faremos nesse novo espaço”.

“É uma felicidade enorme estarmos aqui com quase onze meses de governo entregando esse presente para o povo, agradeço a todos que acreditaram no nosso potencial de deixar esse legado para a saúde de Paracatu. A entrega do CEM já torna esse dia em um dia histórico, estamos aqui concretizando a realização de grandes sonhos e um deles é a criação dos leitos de UTI Neonatal e pediátrica, declarou o prefeito Igor Santos, que destacou o trabalho que o Governo de Minas tem realizado o desenvolvimento, no Noroeste Mineiro.

Homenagem

O Centro de Especialidades Médicas leva o nome do ex-prefeito Diogo Soares Rodrigues, que atuou no governo de Paracatu por dois mandatos (1971 a 1973 e 1983 a 1988) e teve sua gestão marcada por uma característica visionária, investindo em urbanização, construção de escolas e da  Fundação Casa de Cultura. Além disso, Diogo foi presidente da Conferência São Vicente de Paulo, sócio-fundador do Lions Clube de Paracatu, presidente do Jóquei Clube, dentre outros cargos importantes, que fizeram história na cidade.

Diogo Rodrigues faleceu em julho de 2015 deixando filhos e netos.

Um novo tempo para todos