31 MAR 2022
PARACATU E SOCIEDADE CIVIL SE UNEM PARA A CAMPANHA LEÃO SOLIDÁRIO COM INTUITO DE ARRECADAR RECURSOS PARA OS FUNDOS MUNICIPAIS DA CRIANÇA, ADOLESCENTES E IDOSOS

A campanha é uma iniciativa que tem como propósito mobilizar a população e as empresas a contribuírem com o desenvolvimento social e a qualidade de vida das crianças e adolescentes, bem como dos idosos. A destinação direcionada para o município de Paracatu-MG, tem como benefício a concretização de políticas públicas de promoção e proteção dos direitos fundamentais dos munícipes.

Destaca-se que no ano de 2022 a campanha do Leão Solidária foi abraçada e está sendo apoiada pela Associação dos Contadores de Paracatu – ACP, OAB Subseção Paracatu, 2º Promotoria de Justiça em Paracatu – MPMG, Casa do Empresário de Paracatu, Condomínio de Irrigação Rio Paracatu, Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda- COOPERVAP, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI e Prefeitura Municipal de Paracatu.

O Programa Leão Solidário é uma concessão aberta pela Receita Federal para que os contribuintes possam destinar parte do seu imposto de renda para Fundos das Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso. E todos nós devemos ser parceiros nessa iniciativa!

A legislação tributária concede o direito ao contribuinte do Imposto de Renda de decidir a destinação de parte do seu imposto. Portanto, contribuir com Fundos de apoio à Infância e Adolescência e Fundo de amparo a Idosos não irá custar nada a quem queira contribuir, bastará apenas ter um bom coração, empatia com o próximo, sobretudo aquele que vive em situação de risco social. A única coisa que vai te custar ajudar crianças, adolescentes e idosos será a boa vontade de quer participar.

A sua participação poderá ajudar crianças e adolescentes sob risco social nos seguintes pontos:

- Erradicação do Trabalho Infantil

- Combate a maus tratos

- Profissionalização de adolescentes

- Combate à exploração sexual e uso de drogas, entre outros

A sua participação poderá ajudar idosos sob risco social nos seguintes pontos:

- Criação de políticas sociais públicas que assistam ao idoso

- Criar programas que garantam um envelhecimento saudável e digno

- Fortalecimento de vínculos dos idosos com familiares

Como são Aplicados os Recursos

Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos do Idoso, formados por representantes da sociedade civil e do poder público, decidem onde o dinheiro deve ser aplicado e fazem o controle para que tudo seja feito de acordo com a lei

Para maiores informações sobre o assunto, clique nos links abaixo: