08 JUN 2022
Começou a Etapa da Cozinha Mineira Paracatuense do Festival Cultural de Paracatu

Cozinha Mineira Paracatuense começa nesta quarta-feira (8)

Etapa gastronômica do Festival Cultural de Paracatu 2022 será realizada de 8 a 30 de junho, com a participação de 22 estabelecimentos

Carne de lata, queijo artesanal e milho verde são os ingredientes especiais deste ano da Cozinha Mineira Paracatuense, a etapa gastronômica do 9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. Com consultoria do chef Gabriel Trillo, os 22 restaurantes e similares começam a oferecer as receitas exclusivas a partir desta quarta-feira (8/6). A expectativa é que a edição de 2022 surpreenda o paladar dos consumidores e supere o recorde de pratos comercializados no ano passado, quando foram vendidas mais de 6.600 porções.

Neste ano, o Tour Gastronômico terá a participação de sete restaurantes (A Confraria, Restaurante Araguaia, Churrascaria Bella Carne, Carlinhos do Peixe, Dourato Empório, Olegário, Minas Tchê), e de 15 similares (Casa da Empada, Nativu`s Açaí, Quitandô, El Pastel, Trem Bão Pãodequeijaria, Alfredo Burguer, Keroys Coffee, Ponto do Açaí, Esfiharia Gourmet, Pizzaria Bella Massa, Hamburgueria do Sheriff, Quitandas da Vila Delicatessen, Armazém do Hambúrguer, Bar Saca Rolha e Quintal). Serão avaliados os melhores pratos e os melhores atendimentos. O preço máximo dos pratos será de R$ 40,00, e a premiação total chegará a R$ 40 mil. As receitas poderão ser apreciadas até o dia 30 de junho.

O chef Gabriel Trillo avalia que Paracatu está em um nível avançado no que se refere à estruturação do setor gastronômico, destacando o grande envolvimento dos empresários no evento e o empenho de todos em produzir pratos de altíssima qualidade e com muito carinho. “É muito legal ver a riqueza que existe em Minas Gerais tanto de experiências quanto de diversidade do patrimônio imaterial. Senti que os participantes estão empolgados com as receitas preparadas, e além de buscarem vender mais, todos têm a intenção de fazer um prato de destaque e serem reconhecidos por isso”.

Para o proprietário da casa A Confraria, Vinicius Pires dos Reis, o Festival Cultural contribui para reforçar o sentimento de pertencimento dos empresários e fortalecer o vínculo do consumidor com a gastronomia local. “O evento coloca os estabelecimentos em diálogo com a cultura e a história do município, incentiva o turismo que se quer gerar na cidade e valoriza as raízes e os ingredientes locais”.

Já a sócia do Armazém do Hambúrguer, Brunna de Araújo Arruda, enxerga no Festival uma oportunidade de captar novos clientes e de resgatar antigos frequentadores que, por algum motivo, deixaram de ir ao estabelecimento. “O evento tem a capacidade de impulsionar o setor e fazer o dinheiro girar na cidade, proporcionando um incremento nas vendas e uma experiência muito rica para as empresas participantes e os consumidores”, explica.

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, tendo diversos parceiros locais. Mais informações estão disponíveis nos perfis do InstagramFacebook e também no site do Festival.

SERVIÇO:

9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu