28 JUL 2022
PARACATU AMPLIARÁ EM 25% RECURSOS INVESTIDOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Na esteira das boas notícias na Saúde Pública de Paracatu, a Prefeitura anuncia mais um importante avanço: os recursos investidos no programa de Saúde da Família serão ampliados em 25%. Com maior aporte de recursos, o Saúde da Família ficará ainda mais fortalecido de modo a cumprir ainda com maior vigor o seu papel de ser a base da saúde do município, como ocorre em todo o país.

A ampliação acima mencionada foi autorizada com a publicação no Diário Oficial de Portaria da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, ligada ao Ministério da Saúde. A Portaria Credencia municípios e Distrito Federal a fazerem a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes e serviços no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

INVESTIMENTOS
No caso de Paracatu, é prudente mencionar que o município já realizava por conta própria investimentos extras em vários PSFs da cidade, o que agora correrá por conta do orçamento do Ministério da Saúde. A notícia da liberação dos recursos foi recebida com entusiasmo pela Administração Municipal, que por lei estaria obrigada a investir, no mínimo, 15% do orçamento na saúde. Porém, em 2021, a Prefeitura ampliou para 40% os investimentos na saúde do município. Nunca antes na história da cidade ocorreram investimentos desta ordem na saúde pública.

Os PSFs são a base do sistema de sáude em todo o Brasil, e qualquer melhoria que seja feita em sua estrutura reflete instantaneamente na qualidade de vida da população. Essa é mais uma demonstração de que Paracatu vive um novo tempo em sua saúde pública.