02 DEZ 2022
PARACATU RECUPERA STATUS DE CIDADE TURÍSTICA

PARACATU RECUPERA STATUS DE CIDADE TURÍSTICA

Quando a gestão é séria e eficiente, os bons resultados sempre aparecem. A boa notícia de agora, é que Paracatu voltou a pontuar no ICMS do turismo, o que não acontecia desde 2018. Voltar a pontuar no ICMS do turismo significa que os cofres de nossa cidade voltam a receber valores que são repassados pelo Governo do Estado, além de incentivos para a implementação de mais projetos e ações que permitam maior avanço no desenvolvimento econômico, cultural e social de Paracatu.

Não foi tarefa fácil recuperar o status turístico de Paracatu e voltar a figurar no cenário do ICMS do turismo. Segundo o secretário municipal de cultura e turismo, Igor Diniz, foi demandado mais de um ano de trabalho duro de toda a sua equipe, sendo necessário reformular o Conselho Municipal de Turismo, reformular a Lei dePolítica Municipal de Turismo, regulamentar o Fundo Municipal de Turismo, foi elaborado um Plano Municipal de Turismo e Paracatu inserida no DTI ( Destino Turístico Inteligente). Este conjunto de ações que possibilitou maior captação de recursos, os quais foram revertidos para nossos ativos culturais, tais como: a nossa culinária, com as peculiares quitandas, nosso artesanato, produção da cachaça, cerveja artesanal etc.

A volta de Paracatu ao ICMS do Turismo ocorreu de forma triunfal, com a cidade atingindo nota máxima. A tendência é que daqui em diante, Paracatu seja cada vez mais protagonista no circuito turístico de Minas Gerais e do Brasil,condição que permitirá alavancar ainda mais desenvolvimento econômico e incrementar a geração de empregos e renda. A meta daAdministração Municipal é projetar e fixar o nome de Paracatu e as suas potencialidades,definitivamente, no contexto das cidades que são as principais rotas turísticas do país. “ A nossa meta é: quando se falar de turismo no Brasil terão de falar e de se lembrar de Paracatu”, explica Igor Diniz.