24 JUL 2023
GOVERNO DE MINAS, PREFEITURA DE PARACATU E PRODUTORES DO ENTRE-RIBEIROS INAUGURAM PONTE HISTÓRICA
O Governo de Minas, Prefeitura de Paracatu e os produtores do Entre-ribeiros irão inaugurar, nesta terça-feira (25/07), as obras da ponte sobre o Rio Paracatu, que liga Paracatu ao município de João Pinheiro e Brasilândia de Minas, e 29 km de pavimentação asfáltica. A ponte e os 29 km de asfalto fazem parte do projeto de pavimentação completa da rodovia do Entre-ribeiros (80 km), também conhecida como rodovia da produção.
A ponte, de 25 milhões de reais, impressiona pela sua dimensão de 195 metros de comprimento, o que a coloca entre as maiores pontes de todo o Brasil e, seguramente, como uma das maiores obras de infraestrutura da história de Paracatu. Imediatamente após a inauguração, ponte e trecho pavimentado serão liberados para o tráfego.
O projeto de pavimentação da rodovia LMG-680 e construção da ponte sobre o Rio Paracatu são obras aguardadas há mais de 40 anos pelos produtores do Entre-ribeiros. São 40 anos de muito sonho e luta que agora estão sendo encerrados com final feliz para os produtores da região, para a cidade de Paracatu e grande parte da região Noroeste.
O Entre-ribeiros é a maior área irrigada da América Latina e uma das maiores do mundo, características que validam o projeto como uma locomotiva capaz de alavancar o desenvolvimento econômico de Paracatu e região a patamares nunca antes alcançados. Daí o mérito da Prefeitura de Paracatu em incluir as obras da ponte e do asfaltamento em seu planejamento do desenvolvimento econômico de Paracatu para o futuro pós-mineração.
O Entre-ribeiros, porém, jamais operou em sua capacidade máxima devido à falta da ponte sobre o Rio Paracatu e a pavimentação da rodovia que corta todo o projeto, fatores fundamentais para a logística de escoamento de sua produção. Agora, com a obra da ponte e da pavimentação, resultado da parceria entre Prefeitura de Paracatu, Produtores, Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal, a locomotiva poderá engrenar pleno vapor em suas atividades.