Pela primeira vez na história, Paracatu realiza mutirões para atender um antigo pedido da população e dos pacientes que aguardavam ansiosamente para voltar a enxergar. Os procedimentos estão sendo realizados por meio do Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba (CISALP), através do Programa Fila Zero.
A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu reduzir em mais de 80% a fila de espera dos pacientes aguardando cirurgia de catarata. O Mutirão da Catarata, iniciado em março de 2023, devolveu a visão a mais de 1.000 pessoas. Nesta terça-feira 18 de junho, novas cirurgias de catarata serão realizadas, com a previsão de atendimento para mais 58 pacientes agendados. Além disso, os pacientes que foram operados no primeiro olho em maio passarão pela cirurgia no segundo olho nesta terça-feira (18/06), na cidade de Lagoa Formosa.
Os mutirões, destinados a pessoas com idade inferior a 70 anos, acontecem na sede do Consórcio (CISALP), em Lagoa Formosa. Para maior comodidade, pacientes com idade superior são direcionados para clínicas prestadoras de serviço credenciadas pelo consórcio em Paracatu.
O secretário de Saúde, Umarques Couto, destacou a importância da cirurgia de catarata: "Pacientes com sintomas de catarata enfrentam limitações significativas em seu dia a dia. A cirurgia de catarata pode restaurar a qualidade de vida dessas pessoas. Nossa meta na Secretaria de Saúde, até o final do ano, é zerar a fila e atender essas pessoas que vêm sofrendo com a perda de visão há anos. Após a cirurgia, elas poderão voltar a ter uma vida normal." Explicou.
Além disso, nos próximos dias 27 e 28 de junho, mais 200 pacientes que aguardam na fila de espera serão atendidos em consultas oftalmológicas no Centro de Especialidades Médicas de Paracatu (CEM).
Fonte: ASCOM
Autor: Carol Capanema