Na tarde desta quinta-feira, (31/07), foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da creche do bairro Arraial D’Angola. A cerimônia, realizada no local onde será construída a unidade, contou com a presença do prefeito Igor Santos, do vice-prefeito Pedro Adjuto, do secretário de Educação e Tecnologia Tiago de Deus, do secretário de Governo Altanir Júnior, do vereador Kassius Kened, representando a Câmara Municipal, e do vereador Geisiel Magalhães, proponente do nome da obra, Ciro Santos, filho da homenageada, o presidente da Associação de Moradores do bairro, Seu Pepe, além de parlamentares e moradores da comunidade.
O bairro Arraial D’Angola, até então, não possui nenhuma creche pública em funcionamento. Atendendo a uma antiga demanda da comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dará início à construção da nova unidade, que promete transformar essa realidade.
“ Estamos iniciando uma obra que vai transformar a vida de muitas famílias. Quando começamos a gestão, havia 1.500 crianças na fila por uma vaga em creche, hoje, estamos chegando à fila zero em Paracatu, um marco que poucas cidades no Brasil alcançaram. Oferecemos uma educação com qualidade, segurança e quatro refeições diárias. Esse é o padrão da nossa gestão. Ter uma creche no Arraial D’Angola, um bairro tão especial para nós, e ainda homenageando minha avó, Dona Nucha, é uma grande honra. Ela foi uma mulher de fé, dedicada à família e à comunidade, um verdadeiro exemplo de vida”. Destacou o Prefeito Igor Santos.
Com capacidade para atender até 200 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, em períodos integral e parcial, a nova unidade garantirá mais comodidade e segurança às famílias. O investimento, de mais de R$ 4 milhões, é proveniente de recursos próprios do município.
“Hoje é um dia muito especial. Estamos indo para a sexta creche construída na gestão do prefeito Igor Santos. Conseguimos organizar a dinâmica não apenas orçamentária, mas também de demandas. Estamos dando passos firmes rumo ao desenvolvimento, não só na educação, mas também no aspecto social e econômico de Paracatu. Com isso, mais famílias terão suas crianças bem cuidadas e protegidas enquanto trabalham. A construção dessa creche é mais um exemplo de avanço real para a cidade”, afirmou o secretário de Educação e Tecnologia, Tiago de Deus.
A creche levará o nome de Dona Nucha, uma das moradoras mais antigas e respeitadas do bairro. Quando a região ainda era habitada por apenas cinco famílias, Dona Nucha já se destacava pelo engajamento comunitário, especialmente nas atividades da Igreja Católica. Salgadeira e doceira, era conhecida por sua generosidade e por apoiar ativamente eventos e celebrações religiosas no bairro.
Mãe de oito filhos, ela acreditava profundamente no poder da educação como ferramenta de transformação. Com esforço e dedicação, formou todos com dignidade. Entre eles, Dom Benedito, hoje bispo, e o padre Acácio, além de duas filhas que se tornaram diretoras escolares. Dona Nucha faleceu em 25 de junho de 2019, aos 85 anos. Sua história e legado seguem vivos na memória da comunidade, agora eternizados com a construção da creche que levará seu nome.
“Todos os moradores do bairro conhecem minha mãe, Dona Nucha. Foi uma pessoa batalhadora, que viveu para servir as pessoas. É um momento de muita emoção para todos nós. Em breve, teremos a tão sonhada creche, que será uma verdadeira referência para o nosso bairro”. Disse Ciro Santos, filho da homenageada.
Durante a solenidade, o secretário de Governo, Altanir Júnior, também anunciou novos investimentos sociais para a região:
“Por meio das emendas impositivas, estaremos desenvolvendo um projeto social voltado para as crianças do bairro Arraial D’Angola. Quando se fala em progresso, se fala em pessoas. E é com ações como essa que conseguimos, de fato, mudar a realidade das nossas crianças”, afirmou.