O município, que antes possuía o Selo Prata, avançou para a certificação Ouro, comprovando que atende plenamente aos critérios avaliados pelo PNT, como divulgação de receitas, despesas, licitações, contratos, publicações oficiais e dados da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com os dados divulgados nessa quinta-feira (4,12), pelo Radar da Transparência Pública, o município de Paracatu alcançou a certificação Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública, após atingir 88,77% no índice de transparência.
O selo destaca que a cidade cumpriu 100% dos critérios essenciais, destacando o compromisso da administração municipal com a clareza das informações e a boa gestão pública.
O Programa Nacional de Transparência Pública é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e conta com o apoio do TCU, dos demais Tribunais de Contas, do Instituto Rui Barbosa, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Conselho Nacional de Controle Interno. O objetivo é avaliar e certificar o nível de transparência dos portais de órgãos públicos em todo o país.
Na edição mais recente, 10.072 portais foram analisados no Brasil, e 1.082 receberam certificação nas categorias prata, ouro e diamante. A avaliação considera critérios essenciais, obrigatórios e recomendados. Os itens essenciais são os que garantem a transparência da execução orçamentária e financeira e são indispensáveis para a realização de transferências voluntárias e contratações de crédito, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Paracatu também apresentou um crescimento de 10,20% na pontuação em relação ao ano anterior, resultado que demonstra o avanço contínuo nas ações de transparência. Em Minas Gerais, foram analisados 1.581 portais públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Apenas 63 receberam algum selo.
A conquista mostra o trabalho da Controladoria Geral do Município (CGM), responsável por enviar e validar dados, além de monitorar permanentemente as atualizações no Portal da Transparência.
“O conjunto das certificações mostra que Paracatu vem consolidando uma gestão cada vez mais aberta, responsável e preparada para o fortalecimento do controle social. Vamos continuar melhorando nossos processos para manter Paracatu alinhada às regras nacionais e reforçar uma gestão aberta e responsável”, afirmou Elisângela Mesquita.
A cerimônia oficial de entrega dos selos deve acontecer em breve, com participação dos Tribunais de Contas Estaduais.
Fonte: Prefeitura de Paracatu
Autor: Carol Capanema