30 OUT 2017
Paracatu é destaque em Congresso Internacional

O III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas foi realizado em Curitiba entre os dias 17 e 19 de outubro. O município foi ressaltado como uma das primeiras cidades brasileiras que tem desenvolvido o seu Planejamento Municipal já em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Um dos principais palestrantes, Dr. Jair Eduardo, destacou que o município está seguindo uma tendência mundial no sentido de avaliar a eficácia do gasto público, dando ao cidadão a oportunidade de participar do planejamento municipal. Além de estabelecer Indicadores de Gestão Pública, e de acompanhar os resultados, uma vez que esses indicadores, por estarem vinculados à Lei que define o Plano Plurianual de Governo - PPA 2018/2021, são públicos e permitem que cada cidadão possa acompanhar e cobrar os resultados através do Portal da Transparência.

O Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Paracatu, Erasmo Neiva, que esteve presente ao evento como convidado disse ser  muito importante o fato de Paracatu ter sido lembrada em um congresso internacional.  “Isso mostra que estamos no caminho certo de planejar o município com a efetiva participação do cidadão e com indicadores de acompanhamento conforme preconiza a ONU para o mundo. Esses indicadores avaliam, não somente a transparência, mas, também, a eficácia de todas as áreas do gasto público” afirmou Erasmo.

O III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas foi uma realização do Instituto Rui Barbosa, que reúne todos os Tribunais de Contas do Brasil, gestores e convidados.

Mais Trabalho. Novas Realizações.