A Prefeitura de Paracatu, por meio da Fundação Municipal Casa de Cultural, realizará, no próximo dia 18 de outubro, a inserção da fotografia da Sra. Teresinha de Jesus Santana Guimarães, no Salão de Fotografias. A cerimônia que ocorrerá às 20h, na Casa de Cultura, é aberta ao público.
O Salão de Fotografias tem como principal objetivo homenagear personalidades que dignificam ou dignificaram o nome de Paracatu dentro ou fora do município, e que tenham se destacado nas áreas cultural, social, política, empresarial, econômica, comunitária e científica.
Em 2019, a Fundação recebeu 7 (sete) indicações ao Salão de Fotografias. Somadas às dos anos anteriores (que permanecem na lista), essas indicações totalizaram 29 concorrentes.
A eleição, realizada no dia 7 de outubro, obedeceu a critérios estabelecidos em regulamentos que vem sendo seguidos desde 2013.
Inscrições e eleição
À Fundação Casa de Cultura coube organizar o processo, agendar reuniões e preparar o evento de descerramento da foto do homenageado. Os funcionários da instituição não participam, portanto, da eleição. As inscrições foram recebidas entre os dias 2 e 30 de setembro.
Segundo Graciele Mendes, diretora da Fundação Municipal Casa de Cultura, sete pessoas fizeram parte do Conselho Diretor do Salão de Fotografias 2019. Eles representaram os poderes Executivo e Legislativo municipais, a Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (AMNOR), Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu (COMPHAP), a Fundação Conscienciarte, o Rotary Clube Paracatu e a 26ª Superintendência Regional de Ensino.
A gestora explicou que um destes representantes, entretanto, não compareceu à reunião de votação, o que resultou na totalização de seis votos. Cinco (5) deles foram direcionados à primeira colocada, Sra. Teresinha de Jesus, primeira colocada e, um (1), ao segundo colocado, Dom Leonardo de Miranda.
Sobre o regulamento
De acordo com o regulamento do Salão de Fotografias, o homenageado deverá ser personalidade nascida ou cidadão(ã) honorário(a) do município de Paracatu. A homenagem poderá ser realizada tanto em vida ou “pós mortem”.
Já a indicação poderá ser feita por qualquer membro da comunidade, devidamente protocolizada junto à Secretaria do Conselho Sede da Fundação Casa de Cultura.
No processo de escolha do homenageado, o regulamento proíbe qualquer tipo de discriminação sexual, racial, social, religiosa, política ou econômica
As inscrições para envio de novas biografias, eleição e inserção da personalidade no Salão de Fotografias ocorre, todos os anos, durante os preparativos/festejos do aniversário da cidade.
ASCOM/SEGOV
Prefeitura de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações.