O Prefeito de Paracatu, Olavo Condé, e secretários do governo municipal recepcionaram, nesta quinta-feira (24), na sede da Comunidade Rural do Soares, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. Eles vieram ao município para inaugurar obra de revitalização no Ribeirão Santa Izabel, projeto que faz parte da recuperação de sub-bacias hidrográficas do Rio São Francisco.
Olavo Condé explicou a importância do projeto para a comunidade de produtores rurais e para a população urbana, uma vez que revitalização ajuda a minimizar efeitos da deficiência hídrica. “Estamos especialmente satisfeitos com o empenho da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Governo do Estado, por meio da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na construção das barragens e no Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), realizado no ribeirão Santa Izabel”, salientou Condé.
O ZAP é uma metodologia desenvolvida pela Seapa e pela Sexretaria de Estado de Meio Ambiente, que viabiliza a sistematização da informações sobre o potencial produtivo da região, levando em consideração as limitações do uso dos recursos naturais.
O prefeito Olavo Condé também ressaltou que a Emater - diretamente responsável pela viabilização técnica da revitalização e zoneamento realizados - tem recebido apoio do município para executar seus projetos. “Somos agradecidos pelo empenho dos extensionistas, técnicos e, também, dos próprios produtores.”
Condé disse ao governador Zema que reconhece o estado crítico em que ele recebeu o Estado de Minas Gerais, com grave crise financeira e os esforços para revertê-la. “É o que comungamos e também fazemos por aqui, em Paracatu: menos politicagem e mais trabalho, para entregar resultados efetivos para a população.”
Já o governador Romeu Zema ressaltou que revitalização da bacia do Santa Izabel demonstra que a atividade agrícola, importantíssima para a região, precisa estar em sintonia com a preservação ambiental. “Agricultura e Meio Ambiente caminham juntos”, disse. Segundo Zema, a recuperação da bacia do ribeirão Santa Izabel é exemplo do que será feito com outras bacias que estão degradadas no estado.
Romeu Zema disse também que o seu governo está empenhado para que Minas Gerais volte a ter uma atividade economiza dinamizada. “Como se vê aqui na região Noroeste de Minas, o agronegócio é fundamental para que isso aconteça”, salientou.
Abastecimento de água
Em entrevista à imprensa regional, perguntado sobre investimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para o município de Paracatu, Romeu Zema informou que solicitou à empresa, informações sobre as cidades com vulnerabilidade hídrica detectada. O objetivo é priorizar ações e investimentos, de modo que a população não seja afetada.
Integração
Sobre a integração dos Governos Estadual e Federal, o governador disse que tem se alinhado especialmente aos ministérios da Economia, da Infraestrutrura e da Agricultura, na discussão de estratégias para vencer a crise financeira e assegurar investimento e a volta do desenvolvimento. Informou que estão previstas outras parceiras com o Governo Federal, como a que beneficiou Paracatu com a revitalização do ribeirão Santa Izabel, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Assistência Técnica
A Secretária de Agricultura, Ana Valentini, destacou a importância do apoio da Prefeitura ao escritório local da Emater. “Um projeto como este realizado em Paracatu, se não contar com o apoio do município e com a adequada assistência técnica, perde sua função ambiental.” Ana Valentini ressaltou que o recurso precisa ser bem aplicado, com projetos cuidadosos que garantam a perfeita execução de curvas de nível e das chamadas “barraginhas”, que estão entre os serviços nos quais consistiram a revitalização realizada na região da Comunidade do Soares.
Investimentos
O município de Paracatu foi beneficiado com investimentos de R$ 800 mil para revitalizar a bacia do Ribeirão Santa Izabel e realizar o Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) na região. Cento e quatro propriedades rurais se beneficiaram diretamente com as construções de 800 bacias de captação de água de chuva. Os recuraos foram empregados, ainda, na construção de 100 km de terraços e adequação de 6 km de estradas, com enfoque ambiental.
Cerimônia
O Superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Fernando Brito, detalhou o projeto de Revitalização do Rio São Francisco , que vem sendo realizado desde 2008 e tem investimento total previsto de R$ 50 milhões para a ações de conservação de solo e água, na porção mineira da bacia, que é responsável por 70% do volume de água do “Vello Chico”.
O deputado estadual, Inácio Franco (PV), vice-presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, destacou a importância do investimento na região, possibilitando o atendimento de várias famílias de produtores, e também a preservação ambiental. Em seu discurso, ele citou a força da educação noo processo de conscientização ambientou, e saudou educadores da rede estadual de ensino, que prestigiaram o evento.
O presidente da Emater, Gustavo Laterza de Deus, o deputado estadual Coronel Sandro (PSL) e o vereador Edivar Andrade também estiveram entre as autoridades que participaram da solenidade de entrega solene das obras de revitalização da bacia do Santa Isabel.
A cerimônia foi acompanhada, ainda, por produtores rurais, presidentes e diretores de cooperativas, servidores de órgãos estaduais e municipais que atuam nas áreas ambientais e de agropecuária e servidores da 26ª Superintendência Regional de Ensino.
ASCOM/SEGOV
Prefeitura de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações.