17 JAN 2020
Incentivo da Prefeitura às categorias de base gera bons resultados em Paracatu

Cinco atletas  de futebol, que começaram a treinar em Paracatu com incentivos de empresas e órgãos como a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participaram do maior campeonato do mundo, dentro da categoria sub 20. Trata-se da Copa São Paulo de Futebol Juniores, a Copinha.

Os jogadores, com idade entre 17 e 20 anos, tiveram bom aproveitamento  no torneio e conseguiram, junto aos colegas, levar o time à segunda fase da competição. Agora em 2020, vão disputar o campeonato Candango.

Alisson Guirra, gerente de futebol que acompanha a trajetória dos atletas, explica que eles conseguiram ingressar em times profissionais porque tiveram boa assistência na cidade de Paracatu.

“Considero muito importante o incentivo ao esporte em geral pelo poder público de Paracatu. Tenho que parabenizar especialmente a Secretaria Municipal de Esportes, por estar atenta e oferecer oportunidades aos jogadores locais”, diz.

Alisson lembra que o “esporte em geral abre oportunidades e tira crianças do caminho ruim, oferecendo-lhes oportunidades de fazerem a sua independência financeira”.

Paracatu conta hoje com  vários campeonatos voltados para as categorias de base, e adulta.  Segundo o secretário de Esportes, Walter José de Souza, o Watinho, estes torneios movimentam bairros e a região rural e despertam talentos, como os jovens paracatuenses que acabaram de disputar a Copinha.

“A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria de Esportes, tem atuado para assegurar, junto à Liga Paracatuense de Esporte, a destinação de subvenções necessárias para realização de torneios de base, campeonato da cidade, torneio rural, dentre outras competições.  O incentivo ajuda na ocupação dos jovens com atividades saudáveis, bem como na profissionalização de muitos deles”, salientou.

O secretário destacou, ainda, que para 2020 R$ 300 mil já foram garantidos em subvenção para realização de novas competições, como os campeonatos de futebol de salão masculino e feminino, voleibol e atletismo, dentre outros.

Celeiro

Paracatu tem apresentado vários talentos em esportes como o Futebol. Atualmente, além dos cinco jogadores que disputam a copinha, outros cinco paracatuenses jogam no Real Brasília. A estrutura do clube, uma das maiores do Centro Oeste Brasileiro, permite aos jovens receberem em dia seus salários e preparar para alcançar outros níveis na carreira.

O próprio gerente de futebol Allison Guirra, que acompanha parte destes jogadores, começou a carreira em Paracatu.  “Saí aos 13 anos de Paracatu com destino a Goiânia (GO) para ir jogar no Vila Nova. Permaneci 10 anos neste clube, jogando depois em mais 9 (nove) clubes:  Itumbiara, Brasiliense, Paysandu,  Caxias do Sul, Macaé, Remo, Asa de Arapiraca, Juazeirense e, por último, o Paracatu Futebol Clube,  que alcançou a terceira colocação no Campeonato Brasiliense.

PREFEITUA DE PARCATU
Novas Realizações. Mais Trabalho.