20 JAN 2021
Profissionais de Saúde e idosos institucionalizados serão os primeiros vacinados em Paracatu

Começa nesta quarta-feira (20) a primeira fase do Plano Municipal de Vacinação. Nesta primeira etapa serão imunizados os profissionais da Saúde que estão na linha de frente da luta contra a Covid-19. Além destes, idosos acima de 75 anos que estão em instituições, como asilos e centros de recuperação, receberão as duas doses da vacina. Os trabalhadores destas instituições também estão no grupo de imunizados.

As informações foram apresentadas pelo secretário de Saúde de Paracatu, Vinicius Biulchi, em live transmitida pelo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oH289LFSOWk), na manhã desta quarta-feira (20).

O secretário explicou que esses grupos foram escolhidos visando a redução de mortes e de casos graves causados pela Covid-19. De acordo com Biulchi, proteger os profissionais de Saúde que estão na linha de frente é essencial para que a população continue sendo atendida.

“Nesta primeira fase, vamos proteger quem está na linha de frente para que a população continue a ser assistida. Além disso, vamos proteger aqueles que são mais frágeis à Covid-19. Imagine o que aconteceria em um asilo se tivéssemos um surto naquele local”, explicou.

Segundo disse, a secretaria de Saúde montará um operativo para a aplicação das vacinas diferentes locais da cidade. Nesses locais, haverá horários específicos para cada grupo de risco previamente identificado. Também haverá vacinação institucional (asilos, centros terapêuticos, clínicas de recuperação) e nos locais de trabalho dos profissionais de saúde.

Biulchi explicou que a secretaria também vai promover a vacinação móvel, em esquema drive-thru, assim como a vacinação domiciliar, para pacientes acamados. Já na Zona Rural, a imunização vai acontecer em escolas, igrejas e assentamentos.

O secretário, entretanto, disse que a execução do Plano Municipal de Vacinação depende do recebimento das doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Qualquer atraso, portanto, afetará a vacinação da população.

Biulchi enfatizou que todos os profissionais da saúde serão imunizados. Contudo, neste momento, serão imunizados somente os trabalhadores que estão na linha de frente. “Infelizmente, nesta primeira fase, não temos doses para atender todos os trabalhadores da saúde. Então, neste momento, serão imunizados os que estão na linha de frente, tanto do serviço público, quanto do atendimento particular”, explicou.

O secretário pontou que as doses da vacina chegarão a Paracatu de forma fracionada. Segundo disse, está previsto que um novo lote seja enviado na próxima semana, mas a Secretaria de Saúde ainda não foi informada da quantidade de doses.

Por fim, Biulchi informou que a Secretaria de Saúde está criando uma Sala de Monitoramento, para acompanhar eventuais reações à vacina. Esta Sala de Monitoramento também estará habilitada a tirar dúvidas da população, as informações de contato serão divulgadas nos próximos dias.

Um novo tempo para todos