21 JAN 2021
Município realiza inscrição do Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) é, hoje, a porta de entrada para as políticas de assistência social no Brasil. É por meio desta base de dados que a população mais carente tem acesso a serviços e programas de distribuição de renda, alimentação, habitação, BPC (que é o Benefício de Prestação Continuada), entre outros benefícios oferecidos pelos governos federal, estadual e municipal.

De acordo com a secretária de Ação Social, Ana Maria de Andrade Silva, em Paracatu, hoje, existem mais de 10 mil famílias cadastradas e cerca de 27 mil pessoas alcançadas pela inscrição. A executiva da pasta acredita que muitas pessoas que fazem parte deste público ainda desconhecem a importância do CadÚnico e os projetos promovidos por meio da assistência social.

Diante deste cenário, a gestão do prefeito Igor Santos, juntamente com a secretaria de Ação Social, tem como missão ampliar o número de famílias atendidas e o acesso às ações, programas, serviços e benefícios da assistência no município.

A universalização da assistência social passa, portanto, pelo Cadastro Único. Desta forma, para que haja um trabalho efetivo na área, é preciso que as famílias já cadastradas procurem uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a cada dois anos, para atualizar as informações. E, antes desse período, se houver mudanças na família como de renda, endereço ou troca da escola das crianças e adolescentes.

As pessoas em situação de vulnerabilidade social, que desejam realizar o cadastro pela primeira vez, também podem procurar o Cras mais próximo, onde serão recebidas e orientadas em relação a todos benefícios a que têm direito.

A gestora do CadÚnico em Paracatu, Vânia Albernaz, explica que para se cadastrar é preciso, primeiro, atender ao critério de renda. As famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou têm renda mensal familiar até 3 salários mínimos, fazem parte do grupo que será inserido no CadÚnico e possivelmente contemplado pelos vários programas de assistência social.

Os interessados em realizar a inscrição no Cadastro Único ou fazer a atualização cadastral devem se dirigir a uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e apresentar um comprovante de residência e os documentos pessoais de todos os integrantes da família.

Cras Céu das Artes

Endereço: Rua Jorge Araujo Caldas s/n - bairro Bom Pastor, Paracatu - MG.

Cras Novo Horizonte

Endereço: Rua Amélia Gotilib Leite, 411 - bairro Novo Horizonte, Paracatu - MG.

Cras Belas Vista

Endereço: Rua Tenente Olímpio Gonzaga, 550 - bairro Bela Vista I, Paracatu - MG.