18 AGO 2021
Live irá promover discussão sobre violência contra a mulher no contexto da pandemia

A pandemia da Covid-19 acentuou ainda mais a violência doméstica contra as mulheres no país. Frente a esta realidade, a Prefeitura de Paracatu, juntamente com o Conselho Municipal da Mulher de Paracatu e a Polícia Militar de Minas Gerais, irá realizar a live “Pelo fim da violência contra a mulher”.

O evento, que faz parte das ações da Campanha do Agosto Lilás (criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha), ocorre na próxima quinta-feira (19), às 18h30, no canal do Instagram da Prefeitura de Paracatu, e terá a participação do coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência, Vitor Gonçalves, a Presidente da Associação Paracatu Familiar, Dra Danielle Rocha Mendes, e o oficial responsável pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, o Tenente Fagundes.

Na ocasião, os convidados irão responder importantes questões a respeito das ações de combate à violência contra a mulher. O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade e informar sobre a realidade das mulheres.

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos foi vítima de algum tipo de violência durante a pandemia.

Em termos absolutos, isso revela que 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. O número representa uma estabilidade se comparado à última pesquisa, realizada em 2019, quando foi registrado um percentual de 27,4%.

A porcentagem, no entanto, esconde um dado importante - o ambiente e o autor deste tipo de crime. Se é feito o recorte da violência contra mulher dentro de casa, o levantamento demonstra que as agressões passaram de 42% para 48,8% se comparado à pesquisa anterior. O dado revela que cresceu o número de companheiros, namorados e ex-parceiros nas agressões.

A live, além de divulgar informações, pretende promover os meios para realizar denúncias e acolhimento de mulheres que sofreram e sofrem violência contra a mulher.

Um novo tempo para todos

Prefeitura de Paracatu