20 AGO 2021
Paracatu irá ofertar cursos gratuitos por meio do projeto Trilhas de Futuro

O município de Paracatu irá receber o projeto Trilhas de Futuro que promoverá a formação de jovens por meio de cursos gratuitos. A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e em parceria com as escolas técnicas de municípios mineiros, pretende ampliar o acesso à formação profissional.

Serão oferecidas, no município, um total de 3565 vagas em cursos técnicos. As oportunidades de formação profissional são na área de Segurança do Trabalho, Enfermagem, Estética, Mecânica, Agropecuária, Mineração, Química, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Radiologia e Meio Ambiente. Em Paracatu, os cursos serão ofertados no Colégio Império Educacional, Escola Multi Tech, Unitec Escolas Integradas e Senai.

O objetivo do projeto é promover a formação profissional de jovens com vistas no potencial de empregabilidade dos cursos oferecidos. Para isto, foi realizado um estudo que mapeou empresas mineiras e as demandas por mão de obra nos municípios mineiros.

Os cursos técnicos são voltados para estudantes de escolas públicas e privadas matriculados regularmente no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio. E também para pessoas que já concluíram essa etapa de ensino.

Pelo menos 70% das vagas serão destinadas a estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os adolescentes matriculados em outras redes públicas, em redes privadas, e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.

Além da gratuidade do curso, os alunos serão contemplados com um auxílio para transporte e alimentação no valor de 18 reais por dia, o que equivale a 360 reais por mês.

As inscrições podem ser feitas de 20 de agosto a 2 de setembro, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br

Clique aqui para ver o regulamento para realizar a inscrição!

Clique aqui para ver os cursos e número de vagas ofertadas em Paracatu!

Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu