30 NOV 2023
SAÚDE
APARELHOS AUDITIVOS SÃO ENTREGUES DE FORMA GRATUITA EM PARACATU, ATRAVÉS DE RECURSOS PRÓPRIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL
140 pessoas recebem aparelhos auditivos, em Paracatu. Os aparelhos, que custam aproximadamente 10 mil reais, foram entregues de forma totalmente gratuita.

A entrega dos aparelhos auditivos acontece no Centro de Especialidades Médicas – CEM – para cidadãos paracatuenses com perda auditiva e com indicação para uso de prótese. Os principais critérios de inclusão foram o tempo de espera e idade (com prioridade para pacientes em idade avançada e crianças em fase escolar).

De acordo com Thiago Martins, fisioterapeuta do CEM e um dos colaboradores do projeto, “a melhoria no grau de audição depende muito do grau déficit auditivo do paciente, mas de uma maneira geral o ganho é considerável. Estudos científicos mostram que em 2 semanas já é possível notar melhoras significativas na qualidade de vida, que vão desde socialização, interação familiar, comunicação em geral até ganho de memória, concentração, entre outros.”

Thiago explica que “os pacientes aguardavam na fila para aquisição de aparelhos que seriam, inicialmente, fornecidos pelo estado, através de Patos de Minas. Por isso, devido ao acúmulo exagerado, evidenciado principalmente devido ao período pandêmico, a Prefeitura Municipal de Paracatu teve a iniciativa de fornecer os aparelhos com recursos próprios municipais com intuito de zerar a fila de espera.”

Sobre o acompanhamento pós atendimento, o fisioterapeuta informou que, “inicialmente essas pessoas são todas pacientes da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, então eles sempre terão apoio de equipes especializadas para o enfrentamento de suas demandas. Para o caso do mutirão, já está previsto retorno para avaliação da adaptação do paciente com a nova prótese auditiva”.

Outra ação, paralela, também foi realizada recentemente, onde foram feitas cirurgias de catarata, devolvendo a visão para cerca de 1.000 pessoas, e fazia parte do programa Fila Zero, que é um convênio da Prefeitura de Paracatu e CISALP.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM