01 FEV 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PREFEITURA DE PARACATU SEDIA ENTREGA DAS SEMENTES DE FEIJÃO DESTINADAS AOS PRODUTORES RURAIS DE MINAS GERAIS, ATINGIDOS PELA FORTE ESTIAGEM DOS ÚLTIMOS MESES
Mais de 12 mil famílias de agricultores serão beneficiadas com a entrega de sementes de feijão, após forte estiagem nos últimos meses, principalmente das regiões norte, noroeste, e dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. As sementes serão destinadas a 254 municípios mineiros.

No dia 30 de janeiro, a prefeitura recebeu, no auditório do centro administrativo, autoridades municipais e estaduais, produtores rurais, diretoria da EMATER-MG e secretários de agricultura de diversas cidades mineiras.

A EMATER-MG, adquiriu 12.195 sacos, com dez quilos de sementes cada um e a compra emergencial, no valor de 2 milhões de reais, foi feita com recursos da empresa, após autorização do governo do estado.

Os municípios beneficiados foram selecionados conforme a situação de cada um deles, identificada em um levantamento feito pela equipe técnica da EMATER.

Segundo a EMATER, para definir a quantidade de sementes doada a cada município, foi feito um cálculo, que considerou o número de agricultores familiares nas localidades, o índice de desenvolvimento humano e a quantidade de sacos disponíveis para esta ação emergencial e cada família beneficiada receberá um pacote com dez quilos de sementes.

Ao final da cerimônia, foi entregue, de forma simbólica, sacos de feijão para os agricultores Osmar Silveira e Edvan Gonçalvez, que representaram todos os demais produtores beneficiados com a ação.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM