A Prefeitura de Paracatu tem investido em iniciativas que promovem a segurança alimentar, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade. Esses projetos são estruturados com base em dados sociais e acompanhados por equipes técnicas, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e cheguem às pessoas que mais precisam. Tudo isso é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A exemplo disso, o Cartão Paracatu Cidadão, lançado em 26 de janeiro de 2023, é um marco nas políticas públicas de inclusão e combate às desigualdades sociais. O programa visa atender, prioritariamente, pessoas sem renda ou condições de suprir suas necessidades básicas.
Reconhecido como a maior ação social da história de Paracatu, o programa tem como principal objetivo combater a insegurança alimentar. Em sua fase inicial, beneficiou 540 pessoas, e esse número continua crescendo, ampliando seu impacto positivo na vida da população.
Por meio do Decreto Municipal nº 7538/2025, o prefeito Igor Santos reafirmou seu compromisso com as famílias em vulnerabilidade social, aumentando o valor mensal do benefício de R$ 183,00 para R$ 197,51. O reajuste, que entra em vigor já no pagamento de fevereiro, reforça a política de cuidado e inclusão da gestão municipal.
" O Cartão Cidadão é uma política pública que vai além do auxílio financeiro. É um compromisso com a dignidade e o bem-estar de mais de 1.000 famílias. Essa foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo e que será ampliada com mais beneficiários e maior valor ao longo do mandato", disse o Prefeito Igor Santos".
Atualmente, o Cartão Cidadão atende mais de 1.000 famílias, permitindo a compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, compra de medicamentos dentre outros exclusivamente no comércio local. O programa é voltado a quem está inscrito no CadÚnico, e mantém o cadastro atualizado.
Com esse avanço, Paracatu se fortalece como uma cidade que prioriza o cuidado com seus cidadãos, garantindo que todos tenham acesso ao básico para uma vida melhor.