O prefeito Pedro Adjuto assinou na tarde desta quarta-feira (21/10) a Ordem de Serviço para a ampliação do Lar São Vicente de Paulo, instituição inaugurada em 1985 e reconhecida pelo trabalho de acolhimento e cuidado com a população idosa. A obra representa um avanço na política municipal de assistência social, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento, oferecer melhores condições de acolhimento e garantir mais conforto, segurança e dignidade aos idosos.
Atualmente, o Lar dispõe de 44 vagas, todas ocupadas. Com a ampliação, a capacidade passará para 94, permitindo atender a uma demanda crescente por acolhimento no município. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões, provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio de recursos destinados pela Kinross via lei de incentivo.
A nova edificação terá dois pavimentos e contará com 13 dormitórios equipados com banheiros acessíveis, além de cozinha, refeitório, corredores, halls de circulação, rampa de acesso, elevador e depósitos. O projeto também contempla melhorias na acessibilidade da entrada principal, instalação de piso tátil, reforma da calçada externa, pintura geral, manutenção elétrica, recuperação de superfícies, melhorias na cobertura, regularização de pisos, substituição de revestimentos cerâmicos e manutenção dos sistemas de combate a incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas.
“É um momento em que Paracatu demonstra sua responsabilidade com aqueles que muito contribuíram para a nossa cidade. Na gestão pública, precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar. Nosso projeto é grande e audacioso: queremos estruturar cada vez mais os equipamentos da assistência social para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária de Assistência Social Ana Maria Andrade .
O prefeito Pedro Adjuto ressaltou a importância histórica e social do Lar São Vicente de Paulo e a necessidade de ampliar a capacidade de acolhimento diante do crescimento da população idosa.
“Este é um dos locais mais importantes da cidade, pelo trabalho de excelência que realiza. Precisamos preparar Paracatu para essa nova realidade, fortalecendo a assistência social e as parcerias para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
O presidente do Lar São Vicente de Paulo, Geraldo da Mota, também destacou a relevância da obra para a instituição e para as famílias que aguardam uma oportunidade de acolhimento. Ele ressaltou que o trabalho desenvolvido no local envolve uma equipe dedicada ao cuidado diário dos moradores, com assistência e atividades voltadas ao bem-estar.
“Com essa ampliação, vamos melhorar as condições de acolhimento e aumentar nossa capacidade de atendimento. Cuidamos dos nossos moradores com muito carinho e amor, e temos a certeza de que esse recurso será bem aplicado para que possamos continuar oferecendo um atendimento de qualidade”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilson Martins de Melo, a ampliação foi resultado de planejamento conjunto para responder ao aumento da demanda por vagas. Ele ressaltou a importância de assegurar que os investimentos alcancem efetivamente as pessoas que necessitam dos serviços.
“Essa demanda cresce a cada dia, e a ampliação foi uma decisão bem pensada, planejada e organizada em conjunto com os órgãos envolvidos. A Sociedade São Vicente de Paulo tem um trabalho reconhecido no cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade. O mais importante é garantir que a política pública alcance seu objetivo e chegue a quem mais precisa”, destacou.
Representando a Kinross Brasil, o especialista sênior em Relacionamento Governamental e Responsabilidade Social, Otávio Medeiros, ressaltou a importância de investir em iniciativas que acompanhem as necessidades da população idosa.
“A população com 60 anos ou mais é uma das que mais crescem no mundo, e suas necessidades também aumentam. As políticas públicas são fundamentais para atender esse público. Com a ampliação do Lar São Vicente, será possível fortalecer o acolhimento e promover mais bem-estar, saúde e dignidade. É muito importante ver um recurso como esse sendo aplicado em benefício da comunidade”, afirmou.
A assinatura da Ordem de Serviço contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paracatu, Manoel Alves, além de representantes da instituição e de órgãos ligados à defesa dos direitos da pessoa idosa.