A mudança de horário trouxe uma nova experiência para os paracatuenses, que puderam prestigiar o tradicional desfile cívico, militar e escolar no fim da tarde, com temperaturas mais amenas e mais conforto para acompanhar as apresentações. A novidade agradou ao público e, durante cerca de três horas, transformou a Avenida Olegário Maciel em um grande palco de celebração, encontro e orgulho pela cidade.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Tecnologia e da Superintendência de Segurança Pública, reuniu escolas municipais e particulares, além de instituições municipais, estaduais e federais em uma homenagem à história e às tradições de Paracatu.
Famílias ocuparam os canteiros e as calçadas da avenida para acompanhar de perto cada apresentação. Crianças, jovens e adultos prestigiaram a passagem das 39 alas, em um clima de festa que ganhou ainda mais vida com a criatividade das escolas, a valorização das tradições locais e o ritmo contagiante das fanfarras. Foi uma celebração da história, da cultura e do orgulho de ser paracatuense, reunindo a comunidade em torno da cidade que ama. Educação, história, gastronomia, cultura e esporte marcaram as apresentações, que trouxeram ao público elementos da identidade paracatuense. Estudantes deram vida a tradições, personagens e manifestações que ajudam a contar a história do município, valorizando o patrimônio cultural e os costumes que atravessam gerações.
O prefeito Pedro Adjuto acompanhou a passagem das escolas e das instituições participantes ao lado da primeira-dama, Paulynne Lima, do deputado federal eleito Igor Santos, do presidente da Câmara Municipal, Manoel Alves, do secretário de Educação, Thiago de Deus, além de outros secretários municipais e autoridades presentes.
O prefeito Pedro Adjuto avaliou positivamente a mudança de horário e destacou a receptividade da população.
“A população aceitou muito bem o novo horário, trouxe mais comodidade para a gente curtir esse desfile, que é tão amado por todo mundo. O Paracatu inteiro adora o desfile. É uma grande satisfação e emoção celebrarmos os 228 anos de Paracatu”, afirmou.
O deputado federal eleito Igor Santos também ressaltou a participação popular e o vínculo dos moradores com o município.
“É a cidade que a gente ama, e Paracatu, como sempre, abraçando muito os filhos, com a população em peso para celebrar a nossa cidade. Continuamos morando em Paracatu, continuamos vivendo a cidade. São sete anos de desfile direto, e vamos continuar nos próximos anos, se Deus quiser”, declarou.
Para o secretário municipal de Educação, Thiago de Deus, o desfile representa uma oportunidade de valorizar a história e a participação das instituições de ensino na formação da identidade local.
“É uma honra, participar do aniversário de 228 anos da nossa cidade. Paracatu comemora uma festa magnífica, com instituições municipais, estaduais e federais na avenida para festejar esse momento. São milhares de pessoas acompanhando um desfile belíssimo. É um momento de festa, de enaltecer a nossa cidade, que tem uma história belíssima e na qual a educação faz parte disso”, destacou.
Entre aplausos, música e demonstrações de carinho pela cidade, o desfile dos 228 anos reforçou uma tradição que reúne gerações e mantém viva a memória de Paracatu