A apicultura, atividade iniciada em Paracatu em 2022, tem se consolidado como uma alternativa sustentável para a diversificação de renda dos pequenos produtores rurais no município. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, visa fortalecer a agricultura familiar, agregar valor à produção local e promover o uso eficiente dos recursos naturais.
A atividade é desenvolvida em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) resultando na formação de 92 produtores em 9 turmas de apicultura, para exercer a atividade, seminários, palestras e outras ações de capacitação para o desenvolvimento da atividade.
No dia 27 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de entrega dos kits de apicultura no auditório do Centro Administrativo. O evento contou com a presença do Prefeito Igor Santos, da Deputada Estadual Marly Ribeiro, do Vice-Prefeito Pedro Adjuto, do Presidente da Câmara Municipal de Paracatu, Manoel Alves, do Vereador Requerente Wesley Ribeiro, do Secretário Municipal de Agropecuária Caio Quirino, do Gerente Regional do Sistema FAEMG MG, Sérgio Coelho, do Secretário de Meio Ambiente e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Pitter Freisleben, além dos produtores beneficiados.
Durante o evento, foram entregues os primeiros 30 kits de apicultura aos produtores participantes do Programa ATeG SENAR (Assistência Técnica e Gerencial), que recebem acompanhamento técnico gratuito em suas propriedades. Os 33 kits restantes serão distribuídos conforme o cadastro dos apicultores, com análise do perfil e continuidade da atividade.
O investimento total foi de R$ 226 mil, repassados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio de emenda da Deputada Estadual Marly Ribeiro. O programa tem como objetivo fortalecer a apicultura no município, oferecendo mais oportunidades e sustentabilidade aos pequenos produtores locais.
O Secretário de Agropecuária Caio Quirino enfatizou:
"A vinda desse recurso é de extrema importância para a nossa agricultura familiar. O mel, por ser um produto de alto valor agregado, oferece uma excelente oportunidade de comercialização. Com a estrutura e o apoio certos, nossos produtores podem, sim, transformar a produção de mel em uma atividade principal e sustentável. E é exatamente esse apoio que estamos aqui para oferecer: orientação, incentivo e recursos para que nossos agricultores cresçam e fortaleçam cada vez mais o setor. Estamos comprometidos em fazer com que essa cadeia produtiva se torne ainda mais forte e próspera para todos".
Composição dos Kits
- 5 Caixas de Apicultura
- 5 kg de Cera de Abelha
- 1 Macacão de apicultura
- 1 Par de Botas de Apicultura
- 1 par de Luvas
- 1 Fumigador
- 1 Garfo Desoperculador
- 1 Formão
- 1 Carretilha Para Incrustar Cera
Para participar, é necessário exercer a atividade rural, se enquadrar como agricultor familiar e procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária, localizada na Avenida São João Paulo II (antiga Rua da Contagem, 2045 – Paracatuzinho). Para mais informações, ligue para o telefone (38) 3679-0300.