No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Paracatu comemorou uma grande conquista com o lançamento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Juventude. A solenidade de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, que ressaltaram a importância desse espaço para o acolhimento e apoio às mulheres em situação de violência no município.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal de Paracatu, Igor Santos, o Vice-Prefeito, Pedro Adjuto, a Deputada Estadual Marli Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Manoel Alves, a Vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Nilda da Associação, a Promotora de Justiça, Thaís Alves, a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Juventude, Maria José Magalhães, a Delegada Luciene Dadalt, a Tenente Coronel da Polícia Militar, Carolina Venâncio, a Presidente do Conselho da Mulher, Sidiléia Almeida, e a Presidente do Instituto Beatriz, Daniele Nascimento. Também marcaram presença diversas mulheres representando diferentes segmentos da sociedade, que apoiam e fortalecem essa importante iniciativa.
O CRAM é um espaço destinado ao acolhimento, escuta e atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres que vivenciam situações de violência. O objetivo principal do centro é proporcionar um ambiente seguro onde as mulheres possam compartilhar suas experiências, obter apoio emocional para lidar com os traumas e sequelas da violência, e receber orientação para acessar a rede de serviços especializados.
O prefeito Igor Santos comemorou e disse que Paracatu está em um novo momento no combate a todo tipo de violência:
"Esta conquista é fruto de uma luta que vem de muitos anos, e hoje estamos dando um passo importante para garantir a proteção integral das mulheres em nossa cidade. A luta pelas mulheres de Paracatu já fez história, e hoje espero que estejamos construindo o capítulo mais bonito dessa trajetória. Paracatu está à frente no Noroeste de Minas, sendo uma das primeiras cidades a contar com um centro como este. Espero que seja uma referência e que traga resultados não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade de Paracatu. Parabéns a todos os envolvidos que tornaram esse sonho realidade."
A secretária Maria José ressaltou a importância do equipamento:
" O lançamento do CRAM representa um passo importante para garantir que as mulheres de Paracatu recebam o suporte necessário para superar situações de violência e reconstruir suas vidas com dignidade e segurança. Que cada mulher que entrar por esta porta encontre o apoio, o acolhimento e a certeza de que não está sozinha. Aqui, o seu caso não será apenas mais um na estatística, mas será tratado com a seriedade e o respeito que todas merecem. Estamos aqui para apoiar e garantir que suas vozes sejam ouvidas e protegidas."
O centro de Referencia de Atendimento à Mulher fica localizado à rua Samuel Rocha, 180 centro. ( Ao lado da Praça do Rosário).