As indicações para essas homenagens vêm da comunidade e são analisadas por um Conselho de Fotografias, formado por representantes de várias entidades culturais de Paracatu. Esse grupo é responsável por escolher com carinho quem merece estar em nosso Salão.
A biografia de Florival Ferreira será registrada no Livro de Ouro da Casa de Cultura e sua fotografia ficará exposta para todos que visitarem nosso espaço, garantindo que sua história nunca seja esquecida. O evento acontece nesta quinta-feira 16 de Outubro, na Fundação Municipal Casa de Cultura, localizada na Rua Do Ávila, s/n – Centro, às 19h.
Venha celebrar conosco essa importante homenagem!
Biografia: Jornalista Florival Ferreira
Florival de Assis Ferreira nasceu na localidade de Bonança, no município de São João da Ponte, depois Varzelândia, hoje município de Ibiracatu, Norte de Minas. Em 04 de abril de 1954. Filho de José Vicentino Ferreira e Maria do Carmo Ferreira. Estudou em sua terra até aos 11 anos de idade. Depois foi para Montes Claros, onde concluiu o antigo curso primário, o ginasial, e o segundo grau. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Montes Claros (1978).
Trabalhou no comércio da família, em O Jornal de Montes Claros e no Programa de Comunidades Rurais PRODECOR (Ministério da Agricultura). Participação discreta na política estudantil, elegendo-se diretor de Arte e Cultura do Diretório Central dos Estudantes Universitários.
Em 1979 transferiu a residência para Paracatu para trabalhar na Caixa Econômica Federal, como concursado. Em sua nova residência, voltou a ter intensa atividade na imprensa. Rádio Juriti AM, Boa Vista FM (comentarista), WEBTVP Paracatu, jornais, alguns dos quais ajudou a fundar, como Mensageiro do Cerrado, Folha do Noroeste, O Movimento, revistas IN Foco e Vitrine, TV Paracatu e portal Paracatu,net.
Prefaciou vários livros. Em razão de suas vivências, Florival preferia escrever o que denominava de literatura do dia a dia, exercitando, sobretudo, o jornalismo. Cronista, contista com textos publicados em vários jornais, rádios e TVs. Sócio-fundador da Academia de Letras do Noroeste de Minas.
Florival Ferreira casou-se com a professora, atriz e também contadora de histórias Ruth Brochado Ferreira, com quem teve duas filhas Marília, casada com Fred, Cecília casada com Aldo, e três netos Afonso, Alice (in memoriam) e Vicentino. Florival Ferreira nunca gostou de fazer compras (despesas) de casa fora de Paracatu, ele dizia que trabalhava aqui, ganhava seu salário aqui e que, portanto, não justificava gastar seu dinheiro fora daqui. Sempre ajudou a quem dele precisava, não importava quem. Era muito honesto, muito justo e amava Paracatu como se daqui fosse de fato. Sempre dizia para a esposa que se ele morresse primeiro do que ela, queria ser sepultado aqui em Paracatu, não justificava levar seu corpo para Montes Claros.
Recebeu o título de cidadania honorária em 1998, pela Câmara Municipal de Paracatu, em 1992 recebeu também pela Câmara Municipal de Paracatu homenagem pelos relevantes serviços prestados como jornalista e no atendimento na Caixa econômica. Em 1998 recebeu do Comandante da 88ª Companhia da Polícia Militar homenagem pelo reconhecimento ao relevante apoio prestado a polícia militar de Paracatu. Em maio de 1996 foi homenageado pelo Supremo Conselho Internacional de Brasília, Ordem Internacional das Ciências das Artes das Letras e da Cultura.
Em 1984 participou e foi um dos vencedores do concurso literário que a Caixa econômica lançou no Brasil intitulado “O folclore da Caixa, Contos.” Em 2010 recebeu homenagem como membro da ordem do Mérito Legislativo no grau mérito, pela Câmara Legislativa do Estado de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados a Paracatu. Fundou vários jornais e neles trabalhou sempre como voluntário criou e manteve ativo programas de rádio como Opinião e Debate, do qual recebeu moção de regozijo em 2014 pela Câmara Municipal de Paracatu, recebeu vários certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à imprensa local, foi comentarista político no site Paracatunet.ne, Paracatu se encontra aqui.
Tramita na Câmara municipal a criação da medalha Florival Ferreira em homenagem a imprensa e cultura.