10 AGO 2022
AGENDA CULTURAL
EXPOSIÇÃO MARIA DO CÉU: 60 ANOS DE ARTE
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, celebram o primeiro ano da FAOP Unidade Paracatu, marco importante para o processo de expansão da fundação na Região Noroeste do Estado de Minas Gerais.
Para festejar e abrilhantar essa data, apresentamos a exposição “Maria do Céu: 60 anos de arte”, uma homenagem a Maria do Céu Santiago Moreira, importante artista paracatuense, filha do proprietário da Casa Santiago, uma mercearia tradicional da cidade, e de uma doceira talentosa da região.

A exposição apresenta um recorte da trajetória da arte de Maria do Céu Santiago que exala sensibilidade, frequentemente inspirada na figura feminina. A artista relata: “Fui descobrindo possibilidades maravilhosas de expressar o que me impressionava. Figuras, flores, frutos, anjos, em guaches, aquarelas e bicos de pena. Óleos me encantavam e conduziam à criação”.

Suas obras, definidas por ela como “figurativa lírica com tendência ao abstracionismo e ênfase na figura humana feminina”, já viajaram o país. Passaram por estados como Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal, além, é claro, por Minas Gerais.

A artista, de síntese universal, reside atualmente em sua terra natal, a inspiradora Paracatu. “Sou parte dessa história. Cresci indo à igreja vivendo valores tão especiais. Talvez anjos, janelas, casarões antigos e a sacralidade dos temas sejam reflexos desse admirável imaginário cultural”, revela a artista, sobre como a rica história da cidade a influencia.

Para Maria do Céu, os artistas de Paracatu são os responsáveis por tornar a cidade sempre contemporânea e renovada. “São os artistas que promovem as mudanças no mundo. Renovação é movimento…é vida! ”, diz. “Me sinto honrada por fazer parte desse grupo de sonhadores que acreditam na arte e na sua força transformadora, tornando a realidade mais bela e aproximando-nos da verdadeira essência. ”

A exposição acontecerá dia 15 de agosto (Segunda-feira), a partir das 18h, na sede da FAOP (Rua Temístocles Rocha, n°125, Centro)