A Prefeitura de Paracatu deu mais um passo importante para o fortalecimento da saúde no município. Na tarde desta terça-feira, 02/12, foi assinada a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Maximiniano Aubert Correa no Jardim Vitória, que ampliará o atendimento e levará mais qualidade de vida aos moradores da região.
Participaram da cerimônia o prefeito Igor Santos, o vice-prefeito Pedro Adjuto, o vereador Wesley Ribeiro representando a deputada estadual Marli Ribeiro, o vereador Gesiel Magalhães, autor da proposta do nome da UBS, o vereador Ernesto Silva, proponente da obra, além do secretário de Governo, Altanir Júnior, o presidente da Associação do bairro Jardim Vitória Gabriel Araújo, vereadores e membros da comunidade.
A nova unidade contará com uma equipe formada por médico de família e comunidade, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
A estrutura da UBS será moderna, climatizada e totalmente acessível. O prédio terá consultórios médico, de enfermagem e odontológico; sala de procedimentos; sala de vacinas; sala de acolhimento e classificação de risco; sala de curativos; sala de reunião e educação em saúde; espaço para agentes comunitários; setor administrativo; almoxarifado; depósito de material de limpeza; banheiros para servidores e usuários; além de uma área externa destinada a atividades coletivas.
O prefeito Igor Santos destacou o orgulho com os avanços na saúde municipal:
“Esta é uma das três UBSs que estão sendo construídas graças aos recursos liberados pela nossa deputada estadual Marli Ribeiro, junto ao Governo de Minas. Com essa obra, Paracatu se torna um dos poucos municípios do Brasil a alcançar 100% de cobertura de PSFs”, afirmou.
O secretário de Saúde, Umarques Couto, também ressaltou a importância da iniciativa:
“O Jardim Vitória é um bairro novo, que acompanha o crescimento de Paracatu. Com a construção da nova UBS, também serão beneficiadas as comunidades que estão surgindo em seu entorno. Será mais um espaço dedicado ao cuidado das pessoas”, enfatizou.
A construção ficará a cargo da Construtora ESSA, que terá o prazo de oito meses para concluir os trabalhos.