Paracatu sediou, ao longo de dois dias, (26 e 27/01), a abertura oficial do IV Encontro Estadual da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). O evento aconteceu na Fundação Municipal Casa de Cultura, reunindo representantes de municípios históricos, gestores públicos, especialistas e instituições parceiras para debater a preservação do patrimônio cultural e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura e ao turismo.
O encontro promoveu a troca de experiências, a discussão de desafios e a construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas mineiras. Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura, e sob a curadoria da ACHMG, o evento contou com a participação de representantes de 47 municípios históricos de todas as regiões de Minas Gerais.
Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Paracatu e anfitrião do evento, Igor Santos; o prefeito de Ouro Preto e presidente da ACHMG, Ângelo Oswaldo; o prefeito de Patos de Minas e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão; além de representantes do IPHAN, do IEPHA-MG, da Empresa Mineira de Comunicação, da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e de diversas entidades ligadas à cultura, ao turismo e comunicação.
O prefeito Igor Santos destacou a relevância do evento para o desenvolvimento econômico e cultural das cidades históricas:
“Discutimos pautas importantes, como a requalificação do ICMS Cultural. Em Paracatu, apresentamos a proposta de potencialização do Afroturismo, que é um diferencial da nossa cidade, com as comunidades quilombolas, suas tradições e sua culinária”, afirmou.
A realização do IV Encontro Estadual da ACHMG contou ainda com a parceria de importantes instituições, como a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Associação Mineira de Rádio e Televisão, o Ministério Público de Minas Gerais, a Fundação Oscar Niemeyer, o Instituto Estrada Real, a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Civitas Consultoria, reforçando o caráter coletivo do evento e o compromisso conjunto com a preservação da memória e a construção do futuro dos municípios mineiros.
O presidente da ACHMG e prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, ressaltou o impacto do encontro para todo o estado:
“Este é um evento importante não apenas para as cidades históricas, mas para todos os 853 municípios mineiros. Saímos daqui com propostas afirmativas e com caminhos que nos ajudam a pensar um futuro melhor para o patrimônio cultural de Minas Gerais, aliado ao turismo, que gera emprego e renda”, destacou.
O presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, enfatizou a relevância histórica de Paracatu:
“Paracatu é um pilar histórico não só de Minas Gerais, mas do Brasil. Parabenizo o prefeito Igor Santos pelo trabalho desenvolvido no município, considerando que grande parte do patrimônio histórico tombado do país está em Minas”, afirmou.
O prefeito Igor Santos reforçou que cultura e turismo são estratégicos para o desenvolvimento:
“No mundo inteiro, cultura e turismo são grandes potenciais de geração de emprego e renda. Paracatu tem bens culturais materiais e imateriais e potencialidades turísticas de sobra. Essa será uma estratégia permanente para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, concluiu.