A prevenção também envolve o fortalecimento da autoestima, a promoção da igualdade de gênero e o incentivo à denúncia de qualquer ato violento. A Prefeitura de Paracatu oferece canais de apoio e orientação para que todas as mulheres possam buscar ajuda e proteger seus direitos.
Violência doméstica e familiar contra a mulher são ações ou omissões que, baseadas no gênero, causam morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral ou patrimonial, no âmbito da unidade doméstica, familiar e nas relações afetivas.
Ir para um local seguro, pedir ajuda e acionar as forças de segurança.

O Banco Vermelho é uma iniciativa de conscientização sobre a violência contra mulheres. Ele simboliza a luta contra agressões, abusos e negligências, lembrando à sociedade a importância de denunciar e apoiar mulheres em situação de risco.
Saiba Mais
A dignidade e a preservação da vida são assuntos em pauta nos Direitos Humanos. Conheça um pouco mais sobre os serviços destinados à garantia dos Direitos Humanos e Cidadania.

O CRAM é um espaço destinado ao acolhimento, escuta e atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres que vivenciam situações de violência. O objetivo principal do centro é proporcionar um ambiente seguro onde as mulheres possam compartilhar suas experiências, obter apoio emocional para lidar com os traumas e sequelas da violência, e receber orientação para acessar a rede de serviços especializados.
O centro de Referencia de Atendimento à Mulher fica localizado à rua Samuel Rocha, 180 centro. ( Ao lado da Praça do Rosário).

Saiba mais informações sobre os importantes temas relacionados aos direitos, garantias e serviços destinados às mulheres.