01 JUL 2020
Nova Feira de Produtores está perto de sair do papel

Com o novo projeto, a Feira dos Produtores Rurais irá ganhar uma estrutura fixa com cobertura, banheiros e estacionamento

É com grande expectativa que a população de Paracatu aguarda a realização das obras que inaugurará uma nova fase da Feira de Produtores Rurais. Atualmente, ela funciona na avenida Romualdo Ulhôa Tomba, aos sábados. Contudo, em função de uma obra no local, a construção de um viaduto que irá ligar o centro da cidade ao bairro Alto do Açude, surgiu a necessidade de mudança.

Nessa segunda-feira (29/6), o projeto de uma estrutura própria ficou mais perto de sua materialização. Em reunião na sala de licitações do Centro Administrativo, a empresa Concreto Construções e Engenharia LTDA sagrou-se melhor classificada no processo licitatório, e ficará responsável por tocar as obras. O tempo de entrega é de 4 meses e cabe a construtora cumprir os prazos e exigências do contrato.

A reunião seguiu as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) frente a pandemia do novo Coronavírus. Coube a prefeitura disponibilizar máscaras descartáveis e álcool gel a todos os presentes. Participaram os membros da Comissão Permanente de Licitação, os secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Everton Luis da Silva, futuro gestor do contrato, de Obras, Gilberto Geraldo Borges e de Administração, Hermak Pires de Oliveira, acompanhados dos engenheiros Júlio César Andrade Botelho e Vandeir Rezende de Araújo, além dos vereadores Paulo Antônio Pereira (Paulinho) e Edivar Pacheco de Andrade, os engenheiros, e representantes de empresas de construção civil.

Vetor econômico e turístico

O plano surgiu no início de 2019 e o desafio era encontrar um local que pudesse abrigar o espaço destinado aos feirantes. Em diálogo com a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, o projeto ganhou fôlego. Foi a partir desse encontro que o governo de Estado de Minas Gerais, sensibilizado com a proposta, doou um terreno na rua Padre Manoel, próximo a escola Escola Estadual Doutor Virgílio.

O secretário Everton Luis da Silva sustenta que a feira não é apenas um ponto de comercialização de produtos, já que, com o tempo, se tornou ponto turístico e cultural da cidade. Além disso, é um importante ponto de apoio aos pequenos produtores rurais da cidade. A construção de uma estrutura trará conforto para quem é expositor e para os consumidores. Os recursos aplicados são provenientes do CFEM, Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais.

“A feira vai trazer mais comodidade tanto para os feirantes como para os consumidores, pois contará com estacionamento, cobertura para proteger as pessoas e mercadorias. O local estará em maior conformidade com as exigências sanitárias”, comenta o secretário.

Prefeitura de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações.