O prefeito Igor Santos assinou no último dia, (08/05), a ordem de serviço para a reforma da Unidade de Vigilância em Saúde (UVS). A assinatura foi realizada na sede da UVS, com a presença de autoridades locais e servidores da saúde. Durante o evento, o prefeito destacou a importância da obra para a cidade. Segundo ele, a unidade estava há 17 anos sem qualquer tipo de melhoria, nem mesmo pintura. Ele destacou a importância do espaço, que abriga todo o trabalho de combate às endemias no município.
“Hoje é um dia importante, porque essa história está sendo mudada. Acabamos de assinar a ordem de serviço da reforma deste espaço, onde funciona todo o trabalho de combate às endemias. Este ano, alcançamos o menor número de casos de dengue da série histórica em Paracatu. É um trabalho muito importante, que começa agora e ficará pronto em breve”, disse prefeito Igor Santos.
A Unidade de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um trabalho estratégico e contínuo no combate e controle de doenças de relevância epidemiológica em Paracatu. Entre as principais ações estão o enfrentamento à dengue, chikungunya, zika vírus, febre amarela, leishmaniose visceral (canina e humana), doença de Chagas, escorpiões, caramujo africano e roedores em bueiros.
A UVS também realiza atividades de campo como levantamentos de infestação, nebulização veicular (fumacê), bloqueios de transmissão, ações educativas e controle ambiental com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os serviços ofertados incluem testes rápidos para dengue, zika, chikungunya e leishmaniose, aplicação de lesmicida, recolhimento de animais com suspeita de leishmaniose e pesquisas de insetos transmissores, como o barbeiro. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis à população.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3679-0999 ou pelo e-mail
endemias@paracatu.mg.gov.br.
Enquanto as obras são executadas, a UVS funcionará provisoriamente na Rua Juca Baiano, nº 545, no Centro da cidade, no antigo prédio do TFD, próximo ao DER.