15 MAI 2023
FLIPARACATU APRESENTA, PELA PRIMEIRA VEZ, A EXPOSIÇÃO “PORTINARI NEGRO”

Fliparacatu apresenta, pela primeira vez, a exposição “Portinari Negro”

Patrocinada pela Kinross, a Mostra revela a força do artista contra o racismo e vai inspirar os estudantes a escrever redações

O Festival Literário de Paracatu vai dar início às atividades com uma ação muito especial. De maneira inédita, trará para a cidade a exposição “Portinari Negro”, que reúne 42 reproduções das obras de Candido Portinari. A seleção e curadoria são do fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, filho do artista. A abertura será realizada no dia 22 de maio, segunda-feira, às 19 horas, na Praça da Matriz de Santo Antônio. Logo a seguir, às 19h30, irá acontecer a palestra do Coordenador Educativo do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, mediada pelo Curador do Fliparacatu, o jornalista Tom Farias, na Câmara Municipal da cidade. Tanto a exposição – que fica até 30 de agosto – quanto a palestra têm entrada gratuita.

A inauguração da exposição, quatro meses antes da abertura oficial do evento, tem caráter didático e educacional. Ela acontece em função do Concurso de Redação, que terá o seu Edital lançado com o tema do Festival: “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Com prêmios em dinheiro, crianças e jovens deverão percorrer a exposição e fazer uma redação, em sala de aula, para concorrer.

O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto, no Centro Histórico da cidade.

“Quando a Cultura e a Educação se encontram por meio da arte, os resultados podem ser surpreendentes. Colocar estudantes em contato direto com as obras de Portinari é proporcionar uma experiência além das salas de aulas, com potencial de impacto significativo na vida estudantil. Estamos muito felizes em proporcionar essa iniciativa”, comenta Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

Mais informações com a coordenadora Letícia Brant, pelo e-mail producao@fliparacatu.com.br ou (31) 99928-7633.

Portinari Negro – A Exposição

Parte da programação da primeira edição do Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu –, a exposição “Portinari Negro” acontece de 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz. No total, são 42 reproduções de obras do artista que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil, exibidas em estruturas de dois a três metros de altura, dando a ideia de um museu a céu aberto.

“A arte sempre foi uma forma poderosa de expressão e de luta por justiça social. E não poderia ser diferente com a obra de Candido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que foi um combatente incansável contra o racismo e a desigualdade social. É por isso que a exposição “Portinari Negro” é tão importante”, destaca Afonso Borges, curador e presidente do Fliparacatu.

Para a exposição, as obras serão feitas em lonas impressas, com os arquivos fornecidos por João Candido Portinari, tutor da obra do pai. Entre os destaques da exposição estão pinturas como “Retirantes” e “Cana-de-Açúcar”, que mostram a dura vida dos trabalhadores rurais, muitos deles negros, que foram explorados durante séculos no país. Além de obras que retratam a cultura afro-brasileira, como “Samba” e “Festa de São João”, há também obras que abordam questões mais profundas do racismo estrutural, como é o caso de “Café”, de 1935. O que nos chama a atenção são as dezenas de mulheres negras representadas por Portinari, em que, na maior parte das obras, são retratadas como o esteio e força familiar e das crianças.

Para o curador Tom Farias, a exposição também é uma oportunidade única para os paracatuenses e visitantes se confrontarem com a realidade do racismo estrutural no Brasil e refletirem sobre o papel da arte e de cada um de nós no combate a esse perverso sistema. “Portinari foi um artista engajado, que usou sua arte como forma de denunciar as injustiças e de lutar por um mundo mais justo. Esperamos que a exposição ajude a sensibilizar as pessoas para a importância da luta antirracista e para o importante papel desempenhado pelo artista nessa luta”, afirma.

O Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu – terá como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Na programação, haverá lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve.

Todas as atividades do evento têm entrada gratuita.

Mais informações sobre a programação do Festival nas redes sociais @fliparacatu e no site fliparacatu.com.br

Serviço:

Fliparacatu apresenta a exposição “Portinari Negro”.

Data: 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz de Paracatu-MG.

Entrada gratuita.

Informações: imprensa@fliparacatu.com.br