23 JUN 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
NOTA À IMPRENSA - OPERAÇÃO OLHOS DE LINCE
Nesta semana a prefeitura municipal de Paracatu através do Procon Municipal e da Vigilância Sanitária Municipal, em conjunto com os municípios de Uberlândia, Patos de Minas, Contagem e Ituiutaba realizou a ação conjunta de fiscalização em redes supermercadistas, em especial naquelas com operação em todas as localidades. Esta ação recebeu o nome de Olhos de Lince.

O objetivo da ação foi resguardar a segurança alimentar dos consumidores paracatuenses, pois foram vistoriadas as instalações dos supermercados selecionados como alvos, bem como a validade dos produtos comercializados nas prateleiras, açougues e padarias.

Também foi verificado se os estabelecimentos estavam com todas as autorizações em dia, como por exemplo alvarás de funcionamento e sanitário, certificado do corpo de bombeiros, dedetização, limpeza de caixas d’água entre outros.

Na investigação foram apreendidos e descartados mais de 20 kg de alimentos que estavam sendo comercializados fora da data de validade, bem como produtos que estavam com as embalagens danificadas.

O Procon e a Vigilância Sanitária reiteram que o consumidor precisa fazer a sua parte verificando sempre a validade dos produtos adquiridos. Orientam ainda aos consumidores que ao encontrarem produtos inadequados sendo comercializados devem avisar a administração do estabelecimento e também informar os órgãos de proteção ao consumidor.