A campanha do Leão Solidário, tem como objetivo, incentivar o contribuinte a fazer a destinação, de parte, do imposto de renda, para ajudar instituições que desenvolvem projetos de proteção às crianças, adolescentes e idosos em Paracatu.
Podem participar desta ação, pessoas físicas e jurídicas, sendo que as empresas podem contribuir com até 1% do imposto de renda devido, e as pessoas físicas podem abater até 3%.
As doações efetuadas por meio da destinação do imposto de renda, são uma das principais formas de captação de recursos dos fundos sociais. Esses recursos devem ser aplicados, exclusivamente, em programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos, sob a orientação dos respectivos conselhos, sujeitos à fiscalização do Ministério Público, e da própria sociedade local. Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social.
O evento foi abrilhantado com a participação das crianças do Projeto Pintando o 7, que apresentaram o ballet, no palco.
Em seguida, aconteceu a assinatura da Lei 3.864, que dispõe sobre o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes no âmbito do Município de Paracatu, e dá outras providências.
A Lei 3.864, de 11 de abril, de 2024, explica bem, no artigo segundo, Capítulo 1, que: “o serviço de acolhimento institucional e familiar, previstos nesta lei, oferecem atendimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se, temporariamente, impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para uma família substituta.”
Saiba como destinar parte da sua declaração do Imposto de Renda, aos fundos institucionais é preciso seguir os passos abaixo:
Para pessoas físicas, a doação pode ser feita no ato da declaração do Imposto de Renda, até 31 de maio deste ano. Para isso, é necessário acessar o programa da Receita Federal e ir até a página “Fichas da Declaração”. Lá, é possível escolher entre ‘Doações diretamente na Declaração – Fundo da Pessoa Idosa’ ou Fundo da Criança e Adolescente e clicar em ‘Novo’. O próximo passo é indicar o valor disponível para doação, que será mostrado junto com informações sobre restituição ou imposto devido. Depois, é necessário especificar o Fundo, incluindo o CNPJ correspondente.
Posteriormente, basta inserir o valor da doação, acessar a aba ‘Darf – Doações Diretamente na Declaração’, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento indicada.