26 OUT 2023
DOM BENEDITO RECEBE HOMENAGEM PERMANENTE NA CASA DE CULTURA DE PARACATU
A Prefeitura de Paracatu, através da Fundação Municipal Casa de Cultura, homenageou na noite do dia 17 de outubro, “Dom Benedito Gonçalves dos Santos”, que teve sua fotografia descerrada no salão de fotografias da Casa de Cultura.

O salão de fotografias é um espaço determinado para homenagear personalidades que dignificam o nome de Paracatu, nas diversas áreas: cultural, social, política, empresarial, econômica, comunitária e científica.

As indicações são feitas pela comunidade, analisadas e aprovadas pelo conselho de fotografias, que é um órgão representativo da sociedade paracatuense, formado por membros das diversas entidades culturais da cidade.

A biografia de Dom Benedito fica, agora, registrada para sempre no Livro de Ouro, arquivado na Casa de Cultura, e sua fotografia é acrescentada na parede da galeria.

A mesa de honra foi composta por autoridades como o Prefeito de Paracatu, Igor Santos, que homenageou e parabenizou a vida de Dom Benedito, com suas palavras afetuosas e merecidas.

Ao final do evento, a fotografia foi descerrada no salão de fotografias da Casa de Cultura e a biografia, arquivada, para sempre no Livro de Ouro.

A leitura da biografia de Dom Benedito, foi lida pelo presidente do conselho de fotografias, Elduir Gontijo e segue o texto na íntegra:

BIOGRAFIA

Terceiro filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos e Maria André dos Santos, Benedito Gonçalves dos Santos nasceu em Paracatu (MG), em 19 de junho de 1958. Foi batizado e crismado em 22 de dezembro de 1968 na Catedral Santo Antônio de Paracatu.

Entrou para o mercado de trabalho em 1971, nas seguintes atividades: balconista, técnico em contabilidade, professor da rede particular e estadual e funcionário público.

Orientado pelos pais, principalmente na companhia de sua mãe e seus sete irmãos, teve vida participativa nas atividades religiosas de sua paróquia. Participou da catequese e cruzadinha infantil. Em 1978, ingressou no movimento juvenil (JAC), e auxiliar na sindicância para o natal das famílias carentes, se tornou Vicentino, participando ativamente da Sociedade São Vicente de Paula, onde exerceu diversas funções.

Após receber orientação vocacional realizada por Pe. Almir Franco Palheta, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF), em 13 de fevereiro de 1983, onde cursou Filosofia e Teologia.

Em oito de novembro de 1990 foi ordenado sacerdote. Assumiu a Paróquia Catedral Santo Antônio, em sua terra natal, em 17 de fevereiro de 1991. Padre Afonso Pastore, que é um grande missionário, foi seu auxiliar paroquial responsável pela implementação das Comunidades Cristãs em Paracatu. Como pároco, assistiu às pequenas comunidades cristãs.

Com o lema “Fazei tudo o que ele vos disser”, foi ordenado bispo em 5 de julho de 2008. A ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Paracatu (MG), Dom Leonardo de Miranda Pereira, sendo consagrantes, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom José Cardoso Sobrinho e o arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura.

No dia 16 de abril de 2008, Benedito Gonçalves dos Santos foi nomeado bispo para a Diocese de Presidente Prudente (SP). A nomeação foi feita pelo Papa Bento XVI, que acolheu o pedido de renúncia do bispo de Presidente Prudente, Dom José Maria Libório Camino Saracho, em conformidade com o Cânon 401 § 1.

Brasão do Bispo

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM