18 AGO 2017
Lançamento de gibi marca o dia do Patrimônio Cultural

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, participou na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, do lançamento da 2ª edição do gibi “Turma do Ourinho – A história da mulata Fidalga Mariana”, em comemoração ao dia Nacional do Patrimônio Cultural, que este ano traz o tema: Outros olhares sobre o Patrimônio.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Fundação Municipal Casa de Cultura e contou com a participação da Secretária de Educação, Fátima Ulhoa, do Secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, da Superintendente Estadual de Ensino, Núbia André e da Diretora Presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes.

O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Secretaria de Educação em parceira com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e teve como objetivo despertar o interesse da população para a preservação do patrimônio material e imaterial.

A revista em quadrinhos “Turma do Ourinho”, narra a história da mulata Fidalga Mariana, que ficou famosa por ter presenteado a Rainha de Portugal, Dona Maria I, com um cacho de banana de ouro maciço em tamanho natural. Em recompensa, Mariana obteve o título de Fidalga, e pôde assim, frequentar as missas na Igreja do Santana, que à época não permitia a entrada dos negros.

Durante a cerimônia, a historiadora Terezinha Guimarães, caracterizada de Vó Tereza, falou da importância da educação patrimonial em nosso município. Na oportunidade, o Prefeito Municipal, Olavo Condé, fez a entrega simbólica do gibi para dois estudantes presentes.

Durante discurso, a Diretora Presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes, agradeceu o público presente e ressaltou que todos precisam conhecer a própria história. “O gibi foi feito com muito carinho. Agradeço o empenho de todos os parceiros para a conclusão de mais uma edição deste projeto tão importante para os nossos alunos, para a nossa cidade”.

A Secretária de Educação, Fátima Ulhoa, destacou que poucos conhecem a nossa história, e que são projetos como este que contribuem para o desenvolvimento dos nossos alunos. “É mais uma parceria de sucesso entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação. Os nossos alunos terão acesso a um material rico e que preserva as nossas raízes. É muito gratificante ver todas as escolas usando este material”.

A Superintendente de ensino do estado, Núbia André, parabenizou todos os envolvidos no projeto e destacou a importância de estimular a leitura nas escolas. “Este material vai contribuir para a formação cultural dos nossos alunos e despertar para a leitura de outros livros”.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, o dia do patrimônio cultural é uma data muito importante para a cidade. “O patrimônio vai além das edificações, temos que entender a importância e o significado de preservá-lo”. Ele informou também o lançamento de outras edições da revistinha. “Já estamos planejando a terceira edição sobre as quitandas de Paracatu e a quarta edição sobre o futebol. “Temos que propagar a nossa história e as nossas tradições”, completou.

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, agradeceu o empenho do Secretário de Cultura e Turismo e da Diretora Presidente da Casa de Cultura, Graciele Mendes, no desenvolvimento cultural da cidade. “Com a união e a parceria de toda a nossa administração, vamos continuar em pleno crescimento, seja na educação, seja na promoção da cultura e na preservação do nosso patrimônio e das nossas tradições”.

Ao final da cerimônia o grupo de teatro da Fundação Municipal Casa de Cultura encenou para o público presente a lenda da Mulata Fidalga.

Na primeira edição, lançada em 2015, a Turma do Ourinho trouxe a história de Paracatu contada desde sua fundação. O gibi será distribuído em escolas e pontos turísticos da cidade.

Mais Trabalho. Novas Realizações