22 AGO 2017
Educação Inclusiva promove VIII Encontro entre educadores

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, coordenada pela professora Cláudia Paiva, promoveu no inicio de agosto mais um encontro dos professores do Atendimento Educacional Especializado. Na oportunidade, os participantes do encontro abordaram o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As reuniões objetivam a formação continuada dos professores para atender todo o público da educação especial em suas especificidades.

Viviane Peres dos Santos, da Escola Municipal Leonor Ulhoa Victor Rodrigues, trabalha com o Atendimento Educacional Especializado faz nove anos. A pedagoga, pós-graduada em AEE, conta que o tema escolhido na última reunião abordou as dificuldades e possibilidades que o aluno encontra na construção de sua aprendizagem. Ela ressaltou a importância desses encontros mensais entre os profissionais, uma vez que em cada reunião é possível trocar experiências e aprimorar os trabalhos realizados nas salas de recursos multifuncionais, cujo objetivo é complementar e dar suporte ao aluno para o melhor aproveitamento do ensino regular.

Para Renata Sammour, mãe de um aluno, é gratificante perceber as lutas e conquistas do filho, que conta com estudos esclarecedores e uma dinâmica voltada para as estratégias do melhor atendimento a esse público que apresenta TDAH.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Mais Trabalho. Novas Realizações.