17 JAN 2018
Prefeitura garante reestruturação de escola do São Domingos

O prefeito Olavo Condé, o vice-prefeito Adelson Cunha, o Presidente da Câmara Ragos Oliveira, a Presidente da Comunidade Quilombola do São Domingos Irene dos Reis de Oliveira, Lara Franco, Coordenadora do Estágio de Vivência da Universidade Federal de Uberlândia, Hannah Neiva, Coordenadora da EJA, Israel José Mendonça, Engenheiro da Educação e Maria Aparecida Diretora da Escola Municipal Cacilda Caetano se reuniram no gabinete do prefeito na segunda-feira, dia 8 de janeiro.

Na pauta da reunião, a reforma e ampliação do prédio da antiga escola da Comunidade Quilombola do São Domingos e a abertura de uma Creche e um Pré-Escolar naquela comunidade, que será a primeira de Paracatu voltada para Educação Escolar Quilombola a contar com uma assessoria pedagógica da UFU.

Segundo Lara Franco, a iniciativa é histórica para a Comunidade Negra e quilombola paracatuense. “Paracatu em seus 219 anos de existência nunca teve iniciativas como essa, de valorização da cultura quilombola e garantia de direito à educação  de qualidade às crianças da comunidade e região. O Município ganha com esse trabalho e a cultura quilombola de resistência e protagonismo em busca de melhorias para Comunidade do São Domingos se torna ainda mais forte”.

Essa é mais uma etapa do trabalho que a Prefeitura está desenvolvendo através do Projeto Paracatu nas Cores da África. Projeto voltado para Educação e para as Relações Étnicos Raciais. Este ano, o projeto iniciará sua segunda etapa com formação de professores da rede municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E contará também com formação pela UFMG para Educação Escolar Quilombola.

A Secretária de Educação Fátima Ulhoa, acredita no trabalho que retrata a história e cultura da comunidade a qual a escola está inserida. Trabalhar a interdisciplinaridade e resgatar a identidade da cultura negra da Comunidade São Domingos é a nossa proposta. A formação dos professores, com a parceria da UFU contribuirá para fortalecermos e alcançarmos nossos objetivos. Graças a Deus contamos com a sensibilidade e empenho do Prefeito Olavo Conde, e também do Legislativo, na pessoa do Presidente da Câmara, Ragos de Oliveira que acreditam e investem na educação.

Para o prefeito Olavo Condé, a Educação de Paracatu tem desenvolvido um bom trabalho. As escolas municipais vivem num processo permanente pela melhoria da qualidade de ensino. “Essa parceria com a UFU e UFMG é um importante passo em prol da qualidade de ensino em nosso Município. e visa acima de tudo valorizar as comunidades que carregam boa parte da história e cultura paracatuense.

Mais Trabalho. Novas Realizações.