Descrição
Denúncia: Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade na administração ou no atendimento por órgão ou entidade pública.
Usuários/Requisitos
Todo cidadão, empresa ou servidor que tenha interesse em registrar sua denúncia.
Documentos necessários
O cidadão pode optar por realizar a manifestação formal, ou de forma anônima.
Para as manifestações formais são necessários os seguintes dados:
Identidade,
CPF,
Telefone,
Endereço,
Email.
Custos
O Serviço é oferecido de forma gratuita para o cidadão.
Formas de Acesso
Ao acionar a Ouvidoria do Município, o cidadão deve descrever o mais claramente possível a denúncia.
Ao final do registro da denúncia, será fornecido um número de protocolo. É importante anotar ou imprimir este número de protocolo, ele que permitirá ao cidadão fazer uma consulta sobre o andamento de sua a denúncia.
O cidadão poderá optar por manter seus dados sob sigilo, mas é importante que informe nome completo e telefone de contato para a Ouvidoria sempre que fizer uma denúncia, pois, isso permitirá à Ouvidoria, entrar em contato com o cidadão para tirar dúvidas ou complementar informações para o andamento do processo, caso necessário.
As denúncias podem ser realizadas das seguintes formas:
Ø Email: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br
Ø Telefone: (38)3679-0905 – Ramal 203
Ø Pessoalmente ou por correspondência:
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 166 – Centro
Paracatu
CEP: 38600-208
Ø Pela “Internet”, no site: www.paracatu.mg.gov.br, no ícone “Fale Conosco”, ou no “Portal da Transparência” no ícone “Serviço” ou através do link:
Instruções de preenchimento pela internet:
O Sistema de Ouvidoria é auto-explicativo. Para registrar sua manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitadas até a sua conclusão.
1- Preencha os dados para formalizar, sua denúncia.
2- O cidadão deverá optar por: informar seus dados, enviar seus dados sob sigilo ou realizar sua denúncia de forma anônima.
3- Em seguida, escolha o assunto denúncia.
4- Defina o endereço com CEP do local de ocorrência dos fatos e clique em prosseguir.
5- Faça o relato da denúncia e conclua;
6- Ao fornecer o endereço de e-mail, o cidadão receberá a resposta automaticamente no referido e-mail, após o período de andamento do processo.
Acompanhar a manifestação
Para acompanhar o registro o cidadão deverá acessar o site: www.paracatu.mg.gov.br no “Portal da Transparência” no ícone “Serviço”; com os seguintes passos:
1- Protocolos e Ouvidoria;
2- Acompanhamento de Processos;
3- Informar o número obtido no protocolo, para o acompanhamento de sua manifestação.
Manifestações através do Fale Conosco no www.paracatu.mg.gov.br.
1 - Quando o cidadão se identifica na manifestação, ela será respondida via e-mail, pois é a única forma de contato que o cidadão informa.
Para as manifestações anônimas, o cidadão deverá entrar em contato com a Ouvidoria para acompanhar sua demanda.
Para as demandas realizadas na própria Ouvidoria, entraremos em contato pelo número de telefone informado no momento do registro, solicitando que o cidadão compareça a Ouvidoria para informar sobre sua demanda.
Etapas
Recebimento da denúncia;
Análise da denúncia;
Encaminha a denúncia ao setor competente;
Acompanhar o prazo de envio para resposta.
Prazo para execução dos serviços
De acordo com o Decreto nº 4430/2013:
"Art. 10 - A informação disponível deverá ser respondida no prazo máximo de 48 horas da data em que se deu o protocolo, sendo prudente que se faça de forma imediata.
§ 1º Não sendo possível o acesso imediato da informação na forma disposta no caput deste artigo, o órgão ou identidade que receber o pedido deverá:
I – disponibilizá-la no prazo de 15 (quinze) dias, comunicando ao interessado, neste mesmo prazo, o local e modo que a mesma será fornecida ou o endereço onde poderá ser consultada;
II – O prazo referido no inciso anterior poderá ser prorrogado por mais 15 (quinze) dias mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.
§ 2º Em se tratando de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser, no prazo estabelecido no caput deste artigo, informado da negativa do fornecimento, bem como da possibilidade de recurso, prazo e condições para sua interposição, indicando a autoridade competente para sua apreciação."
Prazo para a execução do serviço
48 (quarenta e oito) horas
endereço, telefone e horário de funcionamento
Balcão de Protocolos:
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401
Paracatu - MG
Telefone: (38) 3679-0300
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401
Paracatu - MG
Telefone: (38) 3679-0300
E-mail: cultura@paracatu.mg.gov.br
DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES
Ouvidoria Geral do Município:
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II(Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
Telefone: (38)3679-0300
E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br
site: www.paracatu.mg.gov.br/portal/ouvidoria