É a porta de entrada preferencial para o usuário no Sistema Único de Saúde com capacidade para resolver a maioria dos problemas de saúde da população. É o nível de atenção que trabalha com a continuidade do cuidado, atendendo o cidadão em todos os ciclos da vida. Possui território definido e população cadastrada. Realiza atividades de promoção da saúde através de ações educativas nas unidades e na comunidade. E ações de prevenção de doenças.
Consultas individuais feitas por médicos, enfermeiros e dentistas;
Visita domiciliar do agente comunitário de saúde;Visita domiciliar do enfermeiro;
Visita domiciliar do médico;Cuidado em Saúde Bucal;
Vacinação;
Desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde;
Consulta pré-natal e puerperal;Puericultura (acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da criança);
Coleta de material para exame citopatológico do colo uterino (prevenção);Rastreamento do câncer de mama (exame clínico das mamas e solicitação de mamografia);
Curativos;Retirada de pontos;
Planejamento familiar;
Nebulizações;
Administração de medicamentos;
Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;
Avaliação antropométrica;Triagem Neonatal (Teste do pezinho);
Teste rápido de sífilis e HIV, hepatite B e hepatite C;
Teste rápido de gravidez e COVID-19;
Ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNCT; Ações da condicionalidade da saúde no Programa Bolsa Família;
Cadastro e acompanhamento dos usuários no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN;
Ações do Programa Saúde na Escola – PSE;Prevenção, tratamento e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis;
Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas;Realização de grupos operativos de hipertensos, diabéticos e outros;
Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia);
Ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade;
Práticas corporais / atividade física;Coleta de material para exames laboratoriais.
Cartão SUS;
Comprovante de residência;
Documento de identificação;
*Para pessoas em situação de rua e nos casos em que há risco de vida estes documentos não são exigidos.
Acolhimento;
Identificação da demanda, orientação, agendamentos ou encaminhamento para consulta agendada;
Em caso de urgência médica, avaliação da equipe;
Em caso de procedimentos, encaminhar ao setor indicado, exemplo: sala de vacinas, nebulização, curativos;