Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Paracatu e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Paracatu
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Carta de Serviços
Atualizado em: 08/05/2024 às 13h09
Responsabilidade Social
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)

Descrição

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, é ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.  

Usuários/requisitos

Todo indivíduo e família que passa por situações de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e/ ou dificuldades no acesso às demais políticas e serviços públicos. 

Documentos necessários

Documento de identificação pessoal ou número de identificação social (NIS) para aqueles que já estão inscritos no Cadastro Único.

Custos

Serviço ofertado de forma gratuita ao cidadão.

Formas de acesso

Por demanda espontânea:Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social devem ir ao CRAS próximo de sua residência para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.

Por encaminhamento da rede: A rede socioassistencial e demais políticas públicas poderá encaminhar indivíduo e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social para atendimento no CRAS para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.

Por busca ativa:Estratégia para que as ofertas da política de assistência social: serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias, no seu território. São os trabalhadores da política de assistência social quem identifica, localiza e vai até este público que na maioria das vezes desconhecem sobre seus direitos.

Clique aqui para saber CRAS mais próximo de sua residência

Etapas

1-      Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pela pessoa ou famílias;

2-      Atendimento com especialista, particularizado e/ ou em grupo: escuta das demandas da pessoa e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários;

3-       Identificação sobre a necessidade de atendimento ou acompanhamento da pessoa ou família.

4-      Encaminhamentos

Prazo para execução do serviço

Serviço contínuo, devendo ser ofertado de segunda à sexta-feira, de 08h às 18h, horário de funcionamento dos CRAS, de acordo com o bairro de moradia do usuário.

endereço, telefone e horário de funcionamento

Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401

Paracatu - MG

Telefone: (38) 3679-0300 

E-mail: sedas@paracatu.mg.gov.br

 

Coordenadoria da Proteção Social Básica

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401

Paracatu - MG

Telefone: (38) 3679-0300 

E-mail: sedas@paracatu.mg.gov.br

DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES

Ouvidoria Geral do Município:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401

Paracatu - MG

Telefone: (38) 3679-0300 

E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

site: www.paracatu.mg.gov.br/portal/ouvidoria

Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação
Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação
Ana Maria de Andrade Silva
ATENDIMENTO:
08:00 às 18:00
TELEFONE:
(38) 3679-0300
ENDEREÇO:
Avenida São João Paulo II(Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia