Descrição
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, é ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Usuários/requisitos
Todo indivíduo e família que passa por situações de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e/ ou dificuldades no acesso às demais políticas e serviços públicos.
Documentos necessários
Documento de identificação pessoal ou número de identificação social (NIS) para aqueles que já estão inscritos no Cadastro Único.
Custos
Serviço ofertado de forma gratuita ao cidadão.
Formas de acesso
Por demanda espontânea:Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social devem ir ao CRAS próximo de sua residência para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.
Por encaminhamento da rede: A rede socioassistencial e demais políticas públicas poderá encaminhar indivíduo e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social para atendimento no CRAS para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.
Por busca ativa:Estratégia para que as ofertas da política de assistência social: serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias, no seu território. São os trabalhadores da política de assistência social quem identifica, localiza e vai até este público que na maioria das vezes desconhecem sobre seus direitos.
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Etapas
1- Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pela pessoa ou famílias;
2- Atendimento com especialista, particularizado e/ ou em grupo: escuta das demandas da pessoa e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários;
3- Identificação sobre a necessidade de atendimento ou acompanhamento da pessoa ou família.
4- Encaminhamentos
Prazo para execução do serviço
Serviço contínuo, devendo ser ofertado de segunda à sexta-feira, de 08h às 18h, horário de funcionamento dos CRAS, de acordo com o bairro de moradia do usuário.
endereço, telefone e horário de funcionamento
Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401
Paracatu - MG
Telefone: (38) 3679-0300
E-mail: sedas@paracatu.mg.gov.br
Coordenadoria da Proteção Social Básica
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401
Paracatu - MG
Telefone: (38) 3679-0300
E-mail: sedas@paracatu.mg.gov.br
DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES
Ouvidoria Geral do Município:
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h
Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401
Paracatu - MG
Telefone: (38) 3679-0300
E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br