01 JUN 2017
PARACATU PARTICIPARÁ DO PROJETO BUSCA ATIVA ESCOLAR

As atividades aconteceram na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, e a Prefeitura de Paracatu esteve representada pela Secretária Municipal de Educação, Maria de Fátima Ulhoa Almeida, que participou das discussões em torno das estratégias de mobilização do projeto “Busca Ativa Escolar” em Brasília.

O projeto faz parte da iniciativa "Fora da Escola Não Pode!", liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, que desenvolveram uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que contribuem para que municípios possam localizar e (re) matricular as crianças e adolescentes na escola.

Para tanto, a Busca Ativa Escolar precisa envolver diversos atores sociais no município, numa verdadeira articulação intersetorial. Cada local poderá definir quantos e quais agentes públicos e sociais participarão da estratégia, respeitando a realidade local. Também será possível escolher como funcionará o fluxo de trabalho e os prazos para que cada município possa resolver as situações que estão provocando a exclusão escolar.

Segundo Fátima Ulhoa poder contar com uma ferramenta que efetivamente contribua com os municípios nesse trabalho de diminuir a evasão escolar é de suma importância, uma vez que o número de crianças e adolescentes fora da escola é grande.

Foram levantadas pelo UNICEF e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação informações que mostram que, no Brasil, segundo os microdados do Censo Demográfico de 2010 (IBGE), mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola. Em 2020, com a divulgação dos novos dados do Censo Demográfico pretende-se atualizar o banco de dados.

ASCOM / SEGOV
Mais trabalho. Novas Realizações