06 JUN 2017
Prefeito e vice entregam obra da Igreja Matriz

O mês de junho é marcado pelas tradicionais novenas com suas barraquinhas e festas juninas. Em Paracatu, a tradição, que é forte, tem na cultura popular uma de suas maiores festas religiosas celebrada no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. A matriz que leva o nome do padroeiro de Paracatu reabriu suas portas para a comunidade com a tradicional festa em louvor a Santo Antônio.

Tombada desde 1962, pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que acompanhou toda a obra, a Catedral de Santo Antônio, passou por minuciosa reforma em todo seu telhado, realizada em duas etapas, sendo a primeira composta dos serviços de revisão geral do telhado da Matriz, com substituição de todas as peças de madeira danificada e revisão geral das telhas e imunização de todas as peças de madeira. Já na segunda etapa foram desenvolvidos projetos complementares de proteção e combate a incêndio, de Descargas Atmosféricas (SPDA). Projeto Elétrico completo incluindo o luminotécnico, de iluminação de fachada e de águas pluviais.

Segundo a construtora, responsável pela obra foi feita a troca de todo o forro do altar mor, a restauração e recuperação das esquadrias do primeiro andar da igreja (19 esquadrias) que dão acesso a parte externa do monumento e pintura das mesmas. Revisão de toda parte elétrica que se encontrava precária e a limpeza permanente da obra com lavagem do piso da nave e altar com produto removedor de cera e aplicação de nova cera.

Em visita à igreja, o prefeito de Paracatu, Olavo Condé acompanhado do vice-prefeito Adelson Cunha, do secretário de obras do município Ildeu Goulart, do secretário de cultura Isac Arruda, de servidores municipais e parte da equipe técnica da Minas Construções, verificaram os trabalhos realizados na Matriz.  Entusiasmado, o prefeito entregou a obra para Diocese de Paracatu. “A igreja Matriz estava fechada há muito tempo e todos nós sabemos da falta que ela estava fazendo para a comunidade. Além de ser um dos cartões postais de Paracatu, ela é uma das mais bonitas catedrais do nosso estado. Entregar essa obra em junho, mês do Padroeiro Santo Antônio” é uma satisfação para a administração municipal, disse o prefeito.

O contrato de restauração da Catedral de Santo Antônio (Igreja Matriz) foi assinado prefeito Olavo Condé, com a empresa Minas Construções e Restaurações em 27 de junho do ano passado.

ASCOM/ SEGOV

Prefeitura Municipal de Paracatu.

Mais trabalho. Novas Realizações.