28 JUN 2017
Conferência Municipal discute melhorias na saúde

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, está promovendo nesta quarta-feira, 28 de junho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “A Rede de Atenção à Saúde de Paracatu”. O evento é realizado no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bela Vista.

Participaram da abertura da conferência o vice-prefeito, Adelson Cunha, o Secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eurípedes Tobias, o vereador Pedro Adjuto representando a Câmara Municipal, acompanhado dos vereadores George, Marli e Hernesto, o Promotor de Justiça, Dr. Paulo Campos, além de autoridades, entidades.

As conferências de saúde são espaços institucionais de participação social e democrática da sociedade, responsáveis por avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para as políticas de saúde para os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) que servem para orientar os governos no planejamento da saúde e na definição de ações prioritárias nos municípios, estados e em âmbito nacional.

Durante a conferência, o vice-prefeito Adelson Cunha ressaltou a importância do debate como forma de garantir maior participação popular na definição das políticas públicas de saúde do município. “O debate é um instrumento muito importante, uma vez que ao discutirmos juntos com os maiores interessados, descobrimos o que é melhor para a nossa saúde”.

Para o Secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, a 7ª Conferência Municipal de Paracatu pretende levantar propostas condizentes com as necessidades de saúde da população, para que sejam implementadas dentro do município de Paracatu. “Ao final dos debates teremos propostas importantes para todos os usuários e cidadãos que precisam de uma saúde pública de qualidade.”

Durante a conferência, a Enfermeira Coordenadora da Atenção Primária a Saúde de Paracatu, Adriana Vilela da Cunha, ministrou uma palestra sobre o tema da conferência, detalhando toda a organização do sistema de saúde de Paracatu e o Promotor de Justiça, Dr. Paulo Campos sobre a necessidade de se ampliar a transparência do funcionamento do sistema de saúde para mostrar que grande parte dos problemas atribuídos ao município, muitas vezes  são de responsabilidade de outras esferas. O promotor discutiu ainda, sobre a continuidade do trabalho conjunto do ministério público com o prefeito, secretários, gestores e conselheiros de saúde na busca por melhorias e a garantia de direitos para a comunidade.

Além das sugestões apresentadas para a melhoria do serviço de saúde, houve também votação das propostas levantadas para composição do Plano Municipal de Saúde, eleição dos delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde e eleição das entidades para a composição do novo Conselho Municipal de Saúde.

Mais Trabalho. Novas Realizações