10 JUL 2017
Festival Cultural encerra com recorde de público em Paracatu

O 4º Festival do Patrimônio Cultural acabou em grande estilo. O evento que começou no dia primeiro de julho com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, encerrou na noite deste domingo, 09 de julho, com apresentação do projeto Minas ao Luar com shows de Sanducka e Gisele Couto. No repertório clássicos da MPB, além de muito samba e bossa nova que animaram o grande público.

Ao longo da semana, diversas atividades espalhadas pelo centro histórico da cidade ressaltaram as riquezas locais. Durante o festival, o público conferiu várias atrações, como mostra de dança com a Academia Corpus e Studio de Dança Denyse Barbosa, além de workshops de preparação de Cervejas Artesanais e de Cafés Especiais, Mostra de Queijos, Carreta Gastronômica, oficina de Práticas Musicais, Café da Fidalga, Chef Show e Mini-chef na Praça.

Na noite de sábado, 08 de julho, aconteceu a premiação dos melhores pratos da Etapa Gastronômica do Festival. Oito bares e restaurantes participaram este ano. Os ingredientes obrigatórios dos pratos concorrentes foram à castanha de baru, o café e o queijo minas, alimentos bem tradicionais da culinária paracatuense. Ao longo do mês de junho, o público teve a oportunidade de experimentar e avaliar os pratos.

O grande vencedor da noite foi o prato do restaurante do Hotel Veredas, Fetuccine do Cerrado. Também foram premiados os restaurantes Sushi Med e Saca Rolha. No quesito atendimento, o restaurante do Ipê Florido Parque Hotel garantiu o primeiro e segundo lugar do Festival, e a pizzaria La Maggiore ficou com o terceiro lugar. (Veja os ganhadores abaixo).

1º – Hotel Veredas

Prato: Fetuccine do Cerrado

2º – Sushi Med

Prato: Focaccia Estilo Minas

3º – Saca Rolha

Prato: Mixidão do Saca Rolha

Atendimento/garçon:

1º – Igor – Ipê Florido

2º – Paulo – Ipê Florido

3º – Tales – La Maggiore

A extensa programação contou também com as apresentações musicais como "Aedos e Violeiros", “Arnaldo Freitas e Tarcisio Manuvéi” e das bandas “Dolores 602”, de Belo Horizonte e “Pé de Cerrado”, de Brasília. Outro grande sucesso foi o 12º Festival Nacional de Música com a participação de 15 compositores de várias regiões do país, sendo eleitas as três melhores, com premiação de R$ 4.000,00 para o primeiro lugar, R$ 3.000,00 para o segundo e R$ 2.000,00 para o terceiro, além da melhor letra, do melhor intérprete e a melhor música pelo público.

A música “Dona Mariana”, da cidade de Três Corações-MG, foi a grande vencedora do Festival, seguida por “Lacrimar” e “Sirva-se do Ser”. Pela votação popular ganhou a música “Minas”, do compositor e intérprete Mauritu, de Cruzeiro Velho-DF. (Veja os ganhadores abaixo).

1º – Dona Mariana

Compositor: Ronildo Prudente

Intérprete: Borná da Xepa

Cidade: Três Corações-MG

2º – Lacrimar

Compositor: Júnior Almeida e Mana Tessari (parceria)

Intérprete: Júnior Almeida

Compositor: Mauritu

Intérprete: Mauritu

Cidade: Cruzeiro Velho-DF

Para o secretário municipal de cultura, Isac Arruda, o festival superou todas as expectativas. “Recebemos um público acima do esperado. Turistas de vários cantos do Brasil, além de várias caravanas. A infraestrutura do evento também foi nota dez. Tivemos o total apoio e adesão de todos os comerciantes locais que ofereceram o melhor da culinária paracatuense”.

O prefeito Olavo Condé agradeceu o empenho de todos os parceiros, que juntos trabalharam em prol da cultura de nossa cidade. “O festival foi um sucesso e vai continuar fazendo parte do calendário cultural da cidade. Nós agradecemos de coração, todos aqueles que estiveram conosco na preparação deste festival, que não é mais da Prefeitura, nem de Paracatu, é o festival da cultura do Noroeste e de toda Minas Gerais. Fomentamos o turismo, levamos o melhor da cultura do nosso povo para a rua, de forma democrática e acessível. O Festival cresce a cada ano, e Paracatu só tem a ganhar”.

Mais Trabalho. Novas Realizações