04 OUT 2023
CONSELHO TUTELAR
RESULTADO FINAL - ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2023
No último dia 1 de outubro (domingo) foi realizada a votação para Escolha dos Membros do Conselho Tutelar 2024/2028 entre 8 horas e 17 horas.

A votação ocorreu na escola Estadual Antônio Carlos com a presença do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA, REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, COMISSÃO ESPECIAL, JUSTIÇA ELEITORAL E FISCAIS DEVIDAMENTE INDICADOS PELOS CANDIDATOS AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR.
A Eleição Unificada para Escolha dos Membros do Conselho Tutelar aconteceu em todo território nacional, e pela primeira vez contou com o uso das urnas eletrônicas no município de Paracatu. Somente a votação ocorreu eletronicamente, ou seja, através das urnas, e a apuração (contagem dos votos) de forma manual.

Foram utilizadas 34 urnas eletrônicas, sendo cada urna uma seção eleitoral. Ao encerrar a eleição, foram emitidos 34 boletins com o total de votos válidos, brancos e nulos e total de votos apurados.

Cada seção eleitoral emitiu 4 vias dos boletins de urna, que foram devidamente conferidos.

Para a apuração dos votos, o CMDCA, destinou uma equipe de escrutinadores conforme Resolução CMDCA nº 07 de 25 de setembro de 2023.

Iniciando os trabalhos de apuração dos votos, atuando os escrutinadores na presença dos candidatos interessados e fiscais, além dos integrantes da Comissão Especial, Secretaria de Cidadania e Habitação, CMDCA, Representante do Ministério Público e demais interessados conforme assinam a ata de apuração.

Toda a apuração ocorreu de forma tranquila e sem intercorrências na presença de todos os citados. Não houve manifestação de nenhum dos candidatos ou fiscais com relação ao resultado da votação, seguindo a assinatura de todos presentes na ata de apuração final e divulgação do resultado com a classificação dos candidatos em ordem decrescente de votação.

No dia 2/10 (segunda-feira) compareceu a Secretaria de Cidadania e Habitação o Senhor Ernane Sousa (candidato) solicitando os boletins de urna e a recontagem dos votos, solicitação que foi prontamente acatada.

A Comissão Especial juntamente com a Secretaria Executiva dos Conselhos emitiu convocação para que todos os interessados comparecessem a sala de reuniões nº1 da Prefeitura Municipal para no dia 3/10 (terça-feira) às 9 horas para acompanharem a recontagem dos votos.

Diante de todos, equipe de escrutinadores, candidatos, fiscais, representante da Justiça Eleitoral, Comissão Especial, CMDCA e Secretária Municipal de Cidadania e Habitação, fora realizada a recontagem dos votos, detectando um erro na soma total de votos de alguns candidatos, alterando-se assim o resultado final conforme ata em anexo.

Informamos que serão divulgados em canais oficiais e paço municipal toda documentação comprobatória do resultado final das eleições para amplo conhecimento de toda população paracatuense.

Para conferir o resultado final:
CLIQUE AQUI!
Para conferir o edital: