11 JAN 2024
CONSELHO TUTELAR
POSSE E DIPLOMAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE PARACATU
No dia 10 de janeiro do ano de 2024, às 9 horas, na sede do conselho tutelar Kelly Lorrane Pereira dos Santos foi dada posse, pelo prefeito municipal, Igor Santos, aos membros titulares do Conselho Tutelar de Paracatu. Os empossados, vão cumprir mandato de 2024 até 2028.

Durante o evento, a Associação Esther Siqueira Tillman se apresentou e demonstrou a importância das ações do Conselho na cidade.

Estiveram presentes, autoridades como o prefeito Igor Santos, a presidente da câmara de vereadores, Claudirene Rodrigues, o juiz da vara da infância e juventude, Lucas Fonseca Silveira e o promotor de justiça da área de defesa dos direitos da criança e do adolescente, Davi Reis.

A secretária de Cidadania e habitação fez a abertura oficial e destacou a relevância do Conselho e as atuais conquistas do mesmo, bem como também celebrou o acontecimento, a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, Valéria De Fátima Sousa.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, cujas atribuições abrangem o atendimento e zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade.

A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infanto juvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.

O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

Ao conselho, compete resgatar crianças e adolescentes alienados da sociedade, pelas mais diversas razões entre as quais se destacam: a negligência, a discriminação, a exploração, a violência e até mesmo o abandono intelectual.

Os membros do Conselho Tutelar exercem um papel importante para dotar de eficácia as políticas públicas.

Tomaram posse, como membros titulares do Conselho:

1. Ana Paula Ferreira Albernaz

2. Carla Alves Ferreira

3. Elisângela Oliveira Diniz

4. Ernane De Souza

5. Fabiele Aparecida De Oliveira

Como conselheiros suplentes, tomaram posse:

1. Amanda Ferreira Lima

2. Eva Elaine Fiuza