12 JUL 2017
Prefeitura inaugura nova Unidade Básica de Saúde

O Prefeito Municipal Olavo Remígio Condé inaugurou na manhã desta terça-feira (11), mais uma Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Amoreiras. A unidade que está totalmente reestruturada, atenderá mais de seis mil moradores residentes nos bairros: Nossa Senhora Aparecida, Alto da Colina, Bela Vista II, Esplanada e Amoreiras II. Durante a solenidade, secretários, vereadores, autoridades e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia oficial de inauguração.

A nova unidade faz parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica - UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde.

A construção desta UBS, que é do Tipo II, foi aprovada pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 1.380, de 09 de julho de 2013. O valor do empreendimento é de R$908.255,52 (novecentos e oito mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos), sendo R$512.000,00 (quinhentos e doze mil reais) financiados pelo Governo Federal e R$396.255,52 (trezentos e noventa e seis mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos) investido pelo município.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Olavo Condé, fez questão de ressaltar que os atrasos na liberação de recursos por parte do Governo Federal atrasaram a entrega da nova UBS. “A nossa administração ainda vai entregar à população paracatuense mais cinco Unidades Básicas de Saúde. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos.”

Para o secretário de saúde, João Batista Aparecido Soares, a inauguração de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade”.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela, a nova estrutura da Unidade Básica Amoreiras oferece condições ideais para o desenvolvimento das ações da Estratégia Saúde da Família de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Pereira, parabenizou toda a equipe de saúde e ressaltou a participação da Câmara junto à atual administração. “Parabenizo todos os envolvidos em especial ao nosso Prefeito que está entregando mais uma obra para o nosso município”.

Para a enfermeira da unidade, Margareth Flávia Ferreira, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.

A presidente da Associação do bairro Amoreiras, Gisele Cerqueira Barros, agradeceu o empenho do Prefeito na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para os moradores do bairro Amoreiras e para os demais bairros que também serão atendidos. O nosso sonho foi realizado. Agradeço ao Prefeito Olavo Condé que além de receber a comunidade em seu gabinete, é um prefeito que resolve”.

A nova UBS possui salas de espera, três Consultórios, Acolhimento, uma Sala de Inalação Coletiva, Sala de Observação, Procedimento, Coleta de material, Sala de Atividades Coletivas, Agentes comunitários de saúde, Sala de reuniões, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, Depósito de material de limpeza (DML), dois Consultórios com Sanitário, Consultório Odontológico, Sala de Estocagem, Dispensação de Medicamentos, Sala de Esterilização e Guarda de Material esterilizado, Expurgo, Almoxarifado, Copa, Sala de Administração e Gerência, Depósito de Resíduos Contaminados, Depósito de Resíduos Recicláveis,Depósito de Resíduos Comuns.

A nova unidade já está em funcionamento e abrigará, neste primeiro momento, a equipe de saúde da Família - Amoreiras, que atendia à Rua Tório, em imóvel alugado e inapropriado.

Mais Trabalho. Novas Realizações