26 JUL 2017
Grupo de Caretada de Paracatu se apresenta em Goiás

O grupo de dança africana Afro N’gonda participou nesta segunda-feira, dia 24 de julho, do XVII Encontro de Culturas na Chapada dos Veadeiros na Vila de São Jorge, em Goiás. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, e a diretora presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes acompanharam o grupo.

O festival que começou no dia 15 de julho e vai até o dia 30, reúne representantes de comunidades de diversas regiões do país em atividades que valorizam e celebram a cultura. A programação conta com apresentações culturais, incluindo cortejos, giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, shows, mostra de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa.

Durante a apresentação do grupo paracatuense, 22 caretas com fitas coloridas, guizos de bronze e ao som da sanfona, cruzaram toda a vila de São Jorge até chegar ao palco principal do Encontro. Dança de origem africana, a Caretada, também chamada de Caretagem, é uma tradição passada de geração em geração nas comunidades remanescentes de quilombos em Paracatu. A festa é realizada todo dia 23 para 24 de junho, coroando e precedendo a novena de São João Batista

Para a diretora presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes, a apresentação foi emocionante. “Paracatu invadiu a pequena Vila de São Jorge encantando todos os turistas e moradores que não conheciam a nossa dança e sua tradição. Foi um momento importante de intercâmbio cultural. Já recebemos o convite para retornar em 2018 com mais apresentações”.

Na oportunidade, o Secretário de Cultura de Paracatu, Isac Arruda, ressaltou que a caretada mantêm viva a cultura quilombola da cidade. “Temos que valorizar a nossa história, manter viva essa dança que foi passada de geração em geração pelas comunidades remanescentes de quilombos em Paracatu”.

Mais Trabalho. Novas Realizações