22 AGO 2017
Prefeito participa de seminário sobre o Agronegócio

O Prefeito Municipal de Paracatu Olavo Remígio Condé, acompanhado do Vice-prefeito, Adelson Cunha, da Secretária Municipal de Governo, Francy Helle Remígio Condé, dos secretários municipais de Planejamento, Erasmo Neiva, de Meio Ambiente, Igor Pimentel e de Agricultura, Alberto Mendes, estiveram na noite de ontem, 22 de agosto, na abertura do Seminário de Tendências do Agronegócio, realizado pelo SEBRAE Paracatu e pelo SICOOB CREDIGERAIS, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu em diversas áreas.

Na abertura, o Gerente Regional do SEBRAE Minas, Marcos Alves, ressaltou a atuação da entidade na área rural, desconhecida por muitos, destacando o compromisso do homem do campo com a gestão e o espírito empreendedor, principalmente em nossa região.
Discursou ainda, o Presidente do SICOOB CREDIGERAIS, Darcy Neiva, que apresentou a atuação e a expansão da cooperativa de crédito, destacando a importância financeira da agricultura para a região noroeste e o suporte que a instituição têm dado aos produtores, para seu crescimento e desenvolvimento.

O Presidente das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais, Vasco Praça Filho, se pronunciou destacando a esperança e a força que movem o homem do campo. Vasco ainda lembrou da importância de ações como a do Prefeito Olavo e toda a administração, que inaugurou agora a linha comercial Paracatu > Patos de Minas > Belo Horizonte, demonstrando a importância deste feito para todas as áreas, inclusive para o campo, na construção de novos negócios, na expansão de mercado e até por permitir a vinda do próprio próprio palestrante que ali compartilharia seu conhecimento.

Encerrando os discursos, o Prefeito de Paracatu, Olavo Remígio Condé, agradeceu a atitude e a Parceria do SEBRAE e do SICOOB para o desenvolvimento da agricultura regional: “Eu estou muito feliz com a realização deste evento e a nossa administração poder ser parceira desta construção de um campo mais desenvolvido e empreendedor. É muito bom ter aqui tanta gente interessada no crescimento e no desenvolvimento de Paracatu e de todo o Noroeste, desde agricultores experientes, empresários com anos de atuação no setor até estudantes e novos empreendedores do campo, que estão aqui para ajudar a movimentar a base da economia brasileira e uma das forças maiores forças da economia regional hoje, que é a agricultura.”

O Palestrante da noite, Alysson Paolinelli, fez uma explanação sobre o panorama socioeconômico e político da agricultura no brasil e no noroeste.  Mineiro de Bambuí, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, formado pela Universidade Federal de Lavras (MG), se especializou nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Com isto, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi secretário da Agricultura por três vezes em Minas Gerais e, há mais de 40 anos, vem usando a ciência e inovação para fomentar a agronomia de todo nosso país.

O destaque da palestra da noite de ontem foram as inúmeras contribuições e avanços da agricultura brasileira nos últimos anos baseada na força de trabalho, na vontade, e principalmente na esperança do agricultor brasileiro, que sustenta a economia, mas não recebe o crédito que lhe é devido. Alysson apresentou aos expectadores a necessidade de transformar os rumos da agricultura, diversificando a base de exportação da cadeia produtiva braslieira, fundamentada basicamente em commodities agrícolas e minerais, melhorando processos e avançando tecnologicamente para a exportação de produtos com maior grau de industrialização e diferenciação, o que, em momentos de crises internacionais, com commodities em baixa, permitiria maior estabilidade econômica.

E nesta terça-feira, 22 de agosto, a programação continua com vários painéis de discussões sobre a governança para o agronegócio,  sustentabilidade na gestão de recursos hídricos, o futuro do agronegócio, entre outros.

Mais Trabalho. Novas Realizações